Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8094
Title: Analise geoambiental do Atol das Rocas com ênfase em foraminíferos como bioindicadores de ambiente marinho em 2017
Authors: Almeida, Lucas Soares de
Keywords: Atol das Rocas;Unidade de conservação;Foraminiferos;Bioindicadores
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Lucas Soares de. Análise geoambiental do Atol das Rocas, com ênfase nos foraminíferos como bioindicadores de ambiente oceânico, em 2017. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O Atol das Rocas é uma unidade de conservação (UC), protegida de forma integral pelo Brasil e onde se abriga uma vasta diversidade ambiental que dá ao lugar um caráter único a partir de sua paisagem. O objetivo desta monografia foi compreender a condição geoambiental atual desta UC, a partir da análise de foraminíferos mortos, elencando cinco principais espécies. Com isso, foi buscado elencar as principais espécies de foraminíferos no Atol das Rocas, onde mostrou sua característica de bioindicador, bem como sua relação com a paisagem oceânica. Nesta perspectiva, foi preciso traçar um paralelo em uma análise geoambiental, fazendo uma relação com o ambiente oceânico presente e as questões ligadas de variâncias meteorológicas, traçando uma relação com os foraminíferos presentes no local da pesquisa. Os foraminíferos, importantes para estabelecer níveis de conservação, devem ser postos em discussão, tendo um longo leque de aprofundamento em pesquisas que podem vir a contribuir ainda mais e destacar a importância de sua preservação e de reunir novos estudos para a área.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8094
Other Identifiers: 20150124332
Appears in Collections:Geografia (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Analisegeoambiental_Almeida_2018Monografia2.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons