Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8082
Title: Proposta de avaliação psicofisiológica para participantes das ações esportivas do programa de qualidade de vida no trabalho da UFRN
Authors: Rodrigues, Matheus de Sena Anchieta
Keywords: Avaliação Física;Avaliação psicobiológica;Prescrição de Exercício;Qualidade de Vida
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: RODRIGUES, Matheus de Sena Anchieta. Proposta de avaliação psicofisiológica para participantes das ações esportivas do programa de qualidade de vida no trabalho da UFRN. 2018. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Abstract: O projeto visa a elaboração de um protocolo de avaliação física, levando em consideração aspectos físicos, psicológicos e sociais dos avaliados, completando assim as lacunas observadas no protocolo de avaliação atual da Coordenação de Qualidade de Vida no Trabalho da UFRN - CQVT. Fato que dará mais subsídios para que os coordenadores e bolsistas envolvidos com as ações esportivas e de lazer da CQVT prescrevam exercícios para os servidores inscritos nessas ações. O protocolo de avaliação proposto aqui foi elaborado com auxílio de planilhas eletrônicas e veio como um aditivo ao modelo atual de avaliação física utilizado na CQVT, que através dos instrumentos utilizados hoje (questionário de prontidão para atividade física - PAR-Q, aferição dos dados vitais, teste de sentar e alcançar, teste de força abdominal, de membros superiores e de membros inferiores, perimetria e plicometria.) avalia apenas o aspecto físico do servidor deixando de lado os aspetos psicológicos e sociais e também outros pontos do histórico de saúde e hábitos de vida que são relevantes para a prescrição do exercício físico. Para isso foram utilizados os seguintes instrumentos de avaliação: Anamnese Geral (Triagem pré-participação), Índice de Massa Corpórea – IMC e Relação cintura-estatura - RCE (Composição Corporal), Questionário internacional de atividade física – IPAQ(Nível de atividade física), Escala de motivação à prática de atividades físicas - MPAM-R , Estágios de mudança de comportamento, Questionário de Preferência e Tolerância da Intensidade de Exercício - PRETIE-Q e Escala de Avaliação da Autoeficácia (Características psicológicas) e o Questionário de qualidade de vida da OMS (Qualidade de vida).
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8082
Other Identifiers: 20170151613
Appears in Collections:Educação Física (bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Propostaavaliaçãopsicofisiológica_Rodrigues_2018Texto Completo8.29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.