Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/8080
Title: Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte
Authors: Costa, Krisia Thayná Lima da
Keywords: Capacitação;Audiologia;Promoção da Saúde;Fonoaudiologia
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: COSTA, Krisia Thayná Limada. Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte. 2018. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: Introdução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde.
Abstract: Introdução: A deficiência auditiva constitui um problema de saúde pública e o desenvolvimento de ações de educação em saúde é essencial, tendo em vista o elevado percentual de causas da deficiência auditiva passíveis de prevenção. No Rio Grande do Norte esta preocupação torna-se mais relevante pela incidência de deficiências e pela restrita cobertura pelos serviços de saúde auditiva Objetivo: Analisar a eficácia da capacitação de crianças do ensino fundamental acerca da saúde auditiva. Metodologia: Participaram do estudo 101 alunos do 3° e 5° ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas da capital e de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte. Iniciou-se com um piloto e para melhor delineamento, a metodologia foi estruturada em etapas: 1ª atividade presencial; 2ª conteúdo à distância, 3ª avaliação pós-capacitação Resultados: Foi verificado que todas as escolas obtiveram resultados satisfatórios no desempenho dos alunos. Além disso, demonstraram maior diferença de desempenho nas categorias de audição e perda auditiva, causas e forma de prevenção. Conclusão: de forma geral a capacitação de crianças do ensino fundamental na área de saúde auditiva foi eficaz, e constitui parte fundamental para o processo de disseminação da informação. Além disso, quando unida à multiplicação do conhecimento para a comunidade, pode proporcionar impactos positivos para a promoção de saúde.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/8080
Other Identifiers: 2015078980
Appears in Collections:Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Doutores Mirins: promovendo a saúde auditiva no Rio Grande do Norte_TCC_2018
Restricted Access Until 2020-08-21
Monografia709,3 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons