Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/803
Title: Estilo de Liderança e motivação dos funcionários em uma organização da área de saúde
Authors: ROCHA, Célia Aparecida
Keywords: Liderança;Motivação;Sucesso
Issue Date: 28-May-2014
Publisher: Administração
Citation: ROCHA, Célia Aparecida. Estilo de Liderança e motivação dos funcionários em uma organização da área de saúde. 2014. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar o estilo de liderança e a motivação dos funcionários, com vistas a identificar quais as características que podem influenciar a motivação na empresa Saúde Ltda.. Pois a liderança e a motivação são ações que podem conduzir os indivíduos ao alcance de objetivos pessoais e profissionais. Nesse sentido, pessoas desmotivadas podem afetar o ambiente de trabalho, tornando-se um problema para a empresa. O líder tem um dos papeis mais importantes nesse ambiente, pois ele pode guiar a empresa na direção do sucesso, motivando e incentivando seus funcionários para que eles atinjam os objetivos organizacionais e até mesmo os pessoais. Este estudo caracteriza-se como estudo de caso e foi desenvolvido através de pesquisa de campo, realizado em uma empresa que atua na área de saúde. Teve como técnica de coleta de dados o questionário com questões fechadas, aplicado junto aos funcionários, tomando como base os conceitos sobre liderança e motivação e inventário de liderança aplicado à gestora para identificar o estilo de liderança. Os principais resultados obtidos apontaram que a principal razão para a desmotivação são problemas de relacionamento, que o fator que os influenciam a permanecer na empresa e o principal fator de motivação para esses funcionários é o salário, apontando uma necessidade de segurança. Concluiu-se que, nesse caso, o estilo de liderança adotado pouco afeta a motivação deles, já que é o salário que os motivam e que um ambiente de trabalho saudável e em harmonia é importante e a ausência deste pode causar a desmotivação.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Maria Tereza Pires Costa (UFRN) e Antônio Alves Filho (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/803
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CéliaAR_Monografia.pdfTexto completo883.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.