Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7994
Title: Turismo e patrimônio cultural local: um estudo de caso na rota verde do café (Ceará)
Authors: Souza, Ana Luiza
Keywords: Turismo cultural;Cultural tourism;Patrimônio cultural;Cultural heritage;Preservação;Preservation;Rota Verde do Café
Issue Date: 23-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Ana Luiza Arruda de. Turismo e patrimônio cultural local: um estudo de caso na rota verde do café (Ceará). 77f. Monografia (Graduação em Turismo), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Departamento de Turismo, Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: O ato de viajar institui em uma fonte de novos conhecimentos, que acontecem quando o turista se desloca do meio social em que vive, para conviver com outras comunidades em um período temporário. Neste sentido, destaca-se, no Estado do Ceará, mais precisamente na região serrana, a área de maior extensão referente à proteção ambiental, a Rota Verde do Café, que se localiza no Maciço do Baturité. Como base para desenvolver um território sustentável e também o segmento histórico-cultural, esse roteiro tem o intuito de associar e fazer que se tenha um convívio das experiências de culturas, além da possibilidade de se ter um relacionamento interno entre a educação e a preservação. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo do estudo: analisar a Rota Verde do Café como propulsora ao incentivo do patrimônio cultural local. Especificamente, procura-se: identificar o Patrimônio cultural local presente na Rota Verde do Café; elencar as políticas de preservação e conservação do Patrimônio local; investigar/averiguar os benefícios e/ou impactos da Rota na comunidade local. Deste modo, elencou-se a seguinte questão problema: Qual a importância e características da Rota Verde do Café que podem ser utilizadas como propulsoras do Turismo Local de Patrimônio Cultural? Ao final, concluiu-se que a Rota Verde do Café possui potencialidade turística reconhecida pelos visitantes da localidade, não possuindo Política Pública direcionada ao desenvolvimento Sustentável do Turismo, necessitando direcionar investimentos a minimizarem os efeitos negativos das fraquezas, manter ou melhorar suas forças, melhor aproveitar as oportunidades e evitar que as ameaças elencadas na Matriz SWOT possam se fortalecer e comprometer a continuidade das atividades na localidade estudada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7994
Other Identifiers: 2012962312
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TurismoePatrimonio_Souza_2018.pdf2.89 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons