Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7993
Title: O conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais
Authors: Santos, Bruna Medeiros dos
Keywords: Educação financeira;Financial education;Finanças pessoais;Personal finances
Issue Date: 1-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: Santos, Bruna Medeiros dos. OO conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte no que tange educação financeira e finanças pessoais. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A atual pesquisa tem como objetivo analisar qual é a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma possível avaliação crítica de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Para isso, foi utilizada a metodologia de uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário realizado para todos os alunos de qualquer período. Foi analisada uma amostra de 151 questionários contendo vinte e quatro questões, estas sendo divididas em finanças pessoais, perfil e conhecimento acadêmico. Os resultados evidenciaram que apesar de muitos estudantes terem algum tipo de conhecimento inicial sobre o seu financeiro, não conseguem inseri-los completamente na prática, favorecendo ao endividamento e/ou má gestão do seu capital.
Abstract: A Educação Financeira vem atingindo e adentrando a vida de muitos brasileiros, revelando a ausência de tais ensinamentos, como também o quanto prejudicial isso se torna para a saúde financeira. A falta dela vem se estendendo por décadas desde a mudança do plano real. Essa deficiência de conhecimento afeta, principalmente, a qualidade de vida das pessoas, acarretando endividamentos crescentes. A atual pesquisa tem como objetivo analisar qual é a compreensão que os discentes de Ciências Contábeis de uma universidade pública têm sobre Educação Financeira e Finanças Pessoais, assim como a bagagem que carregam, delimitando quais as suas atitudes para gerir um capital de forma segura, onde pode ser feita uma possível avaliação crítica de como adquiriram esse conhecimento e como um curso superior pode interferir nesta consciência. Para isso, foi utilizada a metodologia de uma pesquisa descritiva exploratória quantitativa e qualitativa, por meio de um questionário realizado para todos os alunos de qualquer período. Foi analisada uma amostra de 151 questionários contendo vinte e quatro questões, estas sendo divididas em finanças pessoais, perfil e conhecimento acadêmico. Os resultados evidenciaram que apesar de muitos estudantes terem algum tipo de conhecimento inicial sobre o seu financeiro, não conseguem inseri-los completamente na prática, favorecendo ao endividamento e/ou má gestão do seu capital.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7993
Other Identifiers: 2012914567
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentodosAlunos_Santos_2018Monografia531.65 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons