Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7954
Title: Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem
Authors: Varela, Fernanda Vanessa da Costa
Keywords: Escolares;Leitura;Aprendizagem;Fluência
Issue Date: Aug-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: VARELA, Fernanda Vanessa da Costa. Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem. 2018. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Fonoaudiologia. Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.
Abstract: Objetivo: Descrever a prosódia em leitura de um grupo de crianças com dificuldades de aprendizagem, residentes da cidade de Natal, no estado do Rio Grande do Norte, por meio de análise acústica. Métodos: A amostra da pesquisa foi composta por 09 crianças, com faixa etária entre 8 e 14 anos de idade, participantes de um projeto de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A coleta de dados foi construída através da gravação da leitura de um texto em voz alta, para posterior análise acústica dos aspectos vocais, com software PRAAT. A partir disso, foram analisados aspectos relacionados com a prosódia, como o tempo total de elocução, duração e quantidade de pausas, número de sílabas emitidas, taxa de elocução, tempo de articulação, taxa de articulação, número total de pausas no texto e duração de pausas dentro das frases e inter frases. Resultados: As crianças com dificuldades escolares apresentaram alterações em todos os aspectos prosódicos analisados. A idade e o ano escolar não foram variáveis influentes nos resultados obtidos. Conclusão: A análise espectrográfica demonstrou ser uma ferramenta útil na análise dos dados desse estudo para investigar como as crianças com dificuldades de aprendizagem realizam a prosódia da leitura. Diante disso, foi possível concluir que os aspectos prosódicos de crianças que manifestam dificuldade de leitura, podem sofrer interferências.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7954
Other Identifiers: 2586363
Appears in Collections:Fonoaudiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem_TCC_2018
Restricted Access Until 2019-12-01
Embargado até 01/12/2019 em função de submissão para revista cientifica, considerando o prazo de correções e aceite do artigo.
Artigo217,23 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy
Análise da prosódia de leitura em crianças com dificuldades de aprendizagem_Elementos pré-textuais_TCC_2018
Restricted Access Until 2019-12-01
Embargado até 01/12/2019 em função de submissão para revista cientifica, considerando o prazo de correções e aceite do artigo.
Elementos Pré-textuais71,73 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons