Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7942
Title: Mapeamento de fluxo de valor: um estudo de caso em concretagem de postes premoldados
Authors: Cornetta, Victor de
Keywords: Mapeamento de fluxo de valor;Value Stream Mapping;Mentalidade enxuta;Lean thinking;indústria de pré-moldados;precast industry
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CORNETTA, Victor de Mesquita. Mapeamento de fluxo de valor: um estudo de caso de concretagem de postes premoldados, 2018. 20f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2018.
Abstract: Mundialmente conhecida pelos altos índices de desperdícios em seus processos, a indústria da construção civil tem interesse crescente pelos princípios da Mentalidade Enxuta (ME). Esse novo modo de pensar adaptado às necessidades e particularidades da indústria de pré-moldados pode funcionar como um antídoto às perdas. Como ferramenta para implementação sistemática dos princípios da ME, o mapeamento de fluxo de valor (MFV) permite a identificação da cadeia de valor e perdas envolvidas nos processos construtivos. Essa pesquisa tem como objetivo propor melhorias no processo de execução de postes pré-moldados em concreto, em perspectiva dos princípios da ME, utilizando o MFV para identificar desperdícios e propor um estado futuro. Para isso a abordagem de pesquisa escolhida foi o estudo de caso exploratório. Os resultados apontam: espera, movimentação, pouca transparência no processo e elevados desperdícios de mão de obra, como principais componentes do tempo que não agrega valor ao processo. O MFV além de permitir enxergar as perdas e cadeia de valor, orientou a proposição de melhorias ao processo mapeado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7942
Other Identifiers: 2013011767
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
cornetta.pdfArtigo Científico1,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons