Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7921
Title: Políticas públicas de turismo e sustentabilidade com vistas à certificação ISO 14000 em praia urbana: o caso da praia de Ponta Negra (Natal/RN)
Authors: Santos, Dalmir
Keywords: Gestão ambiental;Competitividade;Destino turístico;Certificação ambiental
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Dalmir Márcio Pinheiro dos. Políticas Públicas de Turismo e Sustentabilidade com Vistas à Certificação ISO 14000 em Praia Urbana: o Caso da Praia de Ponta Negra (NatalL/RN). 2018. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Turismo), Departamento de Turismo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho apresenta o cenário turístico no município de Natal- Rio Grande do Norte, com base na análise dos instrumentos norteadores das políticas públicas, ações e decisões do conjunto de atores do desenvolvimento sustentável, tomando-se como base a evolução desses instrumentos a partir do ordenamento internacional do turismo sustentável e conjunto de ações de atores do setor. Com o objetivo de identificar cenários para a implementação da certificação ambiental ISO 14000 na praia de Ponta Negra no destino turístico Natal-RN, analisou-se as principais políticas, ações e decisões de sustentabilidade que ocorreram no processo de desenvolvimento local do turismo no município. A metodologia da pesquisa é de abordagem qualitativa através da pesquisa bibliográfica, documental e estudo de casos, fonte de informações sobre as quais o presente estudo utiliza para que se possa conhecer e entender os problemas relacionados às políticas públicas do Turismo aplicadas a praia de Ponta Negra, Zona Sul da Cidade do Natal, capital do Rio Grande do Norte, região Nordeste do Brasil. Com o objetivo de propor a implementação de uma certificação ambiental. Oportunizou-se o recorte que deu suporte a análise qualitativa atualizada, e a análise e documental dos instrumentos norteadores institucionais e relatórios das ações realizadas no período. Esses dados foram coletados através dos portais institucionais. A fim de localizar as políticas do desenvolvimento sustentável na cidade, mais especificamente na região sul da cidade e na praia supracitada. O resultado da pesquisa aponta a evolução dos instrumentos norteadores da prática do turismo sustentável, e como essa base tem regido em âmbito local. Enaltece também as inter-relações no âmbito econômico, social e político em nível local através das ações e decisões planejadas. Observa-se avanços e retrocessos no setor, onde esses instrumentos e ações são responsáveis pelo atual recorte do turismo sustentável, oportunizando conscientização e o debate que está em andamento. E nesse contexto observou-se que a certificação ISO 14000 poderá forçar uma mudança comportamental por parte de todos os Stakeholders e autóctones envolvidos no destino, aumentando assim seu diferencial competitivo em relação a percepção de qualidade das praias nordestinas e do destino na sua totalidade.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7921
Other Identifiers: 2013034799
Appears in Collections:Turismo

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Politicaspublicas_Santos_2018Políticas Públicas_Santos_2018544.02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.