Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7905
Title: Perfil e funções dos chefes dos órgãos centrais de controle interno dos Estados do Nordeste em 2018
Authors: Dantas, Cíntia Maria da Costa
Keywords: Controladoria governamental;Chefes dos órgãos centrais de controle interno;Funções do órgão central de controle interno
Issue Date: 4-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Cíntia Maria da Costa. Perfil e funções dos chefes dos órgãos centrais de controle interno dos Estados do Nordeste em 2018. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação), Curso de Ciências Contábeis, Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este trabalho objetiva levantar e discutir o perfil acadêmico, profissional e as funções do chefe do órgão central de controle interno do Poder Executivo dos Estados nordestinos no ano de 2018 por meio da indagação a esses profissionais sobre as suas vivências acadêmicas e profissionais e sua percepção quanto às atividades e funções que devem ser desempenhadas pelo órgão. Trata-se de uma pesquisa exploratória, quali-quanti, e aplicada, que utiliza o procedimento de levantamento e a técnica do questionário. Como resultados, observou-se que a maioria dos respondentes era do gênero masculino, com mais de 50 anos, formação acadêmica diversificada, mas pós-graduações relacionadas à gestão e ao controle. Todos possuem experiência no setor público e ocupam o cargo de chefia entre 2 e 4 anos. Quanto às funções e atividades, foi unânime a resposta de que três atividades da função contábil não pertencem ao órgão, quais sejam: elaborar e manter atualizado o plano de contas do ente federado, gerenciar a contabilidade do ente federado e elaborar demonstrações contábeis. A maioria das atividades foram classificadas como implementadas e, dentre as prioritárias, chama a atenção a função gerencial-estratégica. Houve somente a implementação da atividade de planejar, coordenar e executar funções de corregedoria, na função de controle interno, na gestão de um dos respondentes.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7905
Other Identifiers: 2013062096
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerfileFuncoes_Dantas_2018846.39 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons