Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/790
Título: Proposta de um planejamento estratégico para uma empresa de panificação e confeitaria de Natal/RN
Autor(es): Bastos, Thays Lins Galvão de Albuquerque
Palavras-chave: Planejamento estratégico;Estratégia;Análise ambiental;Objetivos;Plano de ação
Data do documento: 20-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: BASTOS, Thays Lins Galvão de Albuquerque. Proposta de um planejamento estratégico para uma empresa de panificação e confeitaria de Natal/RN. 2013. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Por meio do entendimento da lógica do mercado e da lógica organizacional, a gestão estratégica dispõe de ferramentas que podem antecipar interações entre a organização e o seu meio envolvente e preparar a empresa para lidar com eventos futuros, sendo assim fundamental para qualquer organização, pois a administração que não se planeja, não tem direção. Analisando a relevância do planejamento estratégico para o futuro das organizações, este trabalho constitui-se em uma pesquisa ação realizada para uma empresa de panificação e confeitaria de Natal/RN, com o propósito de entregar-lhes uma proposta de planejamento estratégico. Na pesquisa, efetuou-se um estudo exploratório sobre os estágios que compõe a formulação do plano através de uma revisão bibliográfica e uma investigação descritiva a fim de conhecer as características do meio em que a empresa está envolvida. Os principais resultados reconhecidos foram o estabelecimento do negócio empresarial, missão, visão, valores, fatores críticos de sucesso, análise do macro e microambiente, investigação do ambiente interno, elaboração da matriz SWOT e delimitação dos objetivos e estratégias alinhados aos planos de ações. Concluiu-se que a organização, objeto deste estudo, mantém uma atitude reativa ao mercado, especialmente no tocante à estratégia para fazer frente aos seus concorrentes. A partir dessa conclusão, formulou-se um plano estratégico apto a orientar o alinhamento dos recursos organizacionais às movimentações do mercado, com o propósito de assegurar-lhe uma posição de destaque no setor de alimentação e panificação.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/790
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PropostaDeUmPlanejamento_Bastos_2013.pdfTexto completo1.15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.