Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7893
Title: Perfil nutricional antropométrico de trabalhadores de indústrias de transformação de grande porte vinculadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador
Authors: Medeiros, Andréa Albuquerque de
Keywords: Estado nutricional;Saúde do trabalhador;Antropometria
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MEDEIROS, Andréa Albuquerque de. Perfil nutricional antropométrico de trabalhadores de indústrias de transformação de grande porte vinculadas ao Programa de Alimentação do Trabalhador. 2018. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição. Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: O Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) visa melhorar as condições nutricionais dos trabalhadores com repercussões positivas para a qualidade de vida, por meio da alimentação ofertada, considerando o fato de que grande parcela da população adulta realiza ao menos uma grande refeição nos locais de trabalho, tornando-os espaços estratégicos para a promoção de uma alimentação saudável. A avaliação do estado nutricional surge como um método essencial para conhecer o estado nutricional de indivíduos e populações e, assim, embasar condutas dietéticas adequadas. O objetivo desse estudo foi avaliar o perfil nutricional antropométrico dos trabalhadores de indústrias de grande porte do setor de transformação vinculadas ao PAT do Rio Grande do Norte. Para tanto, foi desenvolvido um estudo observacional analítico, transversal, prospectivo de natureza quantitativa, com três indústrias de grande porte do Setor de Transformação. Como resultados da média das três indústrias, constatou-se que, de acordo com a classificação do IMC, 35,31% daqueles trabalhadores foram classificados como eutróficos, porém um número considerável dentre eles encontrava-se com o IMC acima da normalidade, onde, 39,08% apresentavam sobrepeso e 25,60% foram classificados como obesos. Em se tratando da circunferência abdominal, a média entre o público masculino foi de 90,85cm (±12,22) e no feminino 89,99cm (±11,90), dessa maneira, o risco normal para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares foi de 46,52%, risco aumentado de 24,03% e risco muito aumentado 29,45%. Conclui-se que há risco nutricional entre esses trabalhadores e, portanto, faz-se necessário a realização do monitoramento periódico do seu estado nutricional associado a medidas educativas voltadas para a alimentação saudável, que repercuta favoravelmente na saúde dessa população.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7893
Other Identifiers: 2014088758
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Perfil nutricional antropométrico de trabalhadores de indústrias de transformação de grande porte_TCC_2018
Restricted Access Until 2019-12-06
Pretendo utilizar as informações em um artigo científico, o qual quero publicar antes de o TCC ficar acessível.
Monografia409,86 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.