Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/785
Título: A inserção das micro e pequenas empresas natalenses no mercado internacional: o caso projeto 1ª exportação (1º ciclo) no Rio Grande do Norte
Autor(es): PAULA, Rafaelle Lucena de
Palavras-chave: Micro e pequenas empresas;Comércio internacional;Projeto 1ª Exportação;Pesquisa de opinião
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: PAULA, Rafaelle Lucena de. A inserção das micro e pequenas empresas natalenses no mercado internacional: o caso projeto 1ª exportação (1º ciclo) no Rio Grande do Norte. 2013. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Tendo em vista o grande universo das micro e pequenas empresas que representam mais de 90% das empresas existentes no Brasil e a sua participação que ainda é considerada pequena no comércio internacional, o presente estudo tem como objetivo principal conhecer os principais problemas encontrados pelas micro e pequenas empresas natalenses participantes do Projeto 1ª Exportação (1º Ciclo) para a inserção no mercado internacional. A metodologia deste trabalho está pautada na análise de dados levantados junto aos micro e pequenos empresários de dezessete empresas participantes do Projeto, através de uma pesquisa de opinião. O instrumento de coleta de dados foi um questionário com perguntas fechadas que foi enviado para as empresas através do Google Docs. Para a compreensão do fenômeno estudado, utilizou-se o Excel como ferramenta para a construção de tabelas e gráficos. Os resultados obtidos demonstraram que apenas duas empresas participantes do Projeto conseguiram se inserir no mercado internacional e que a maioria encontrou algum impedimento como qualidade inadequada, regulamentos técnicos, capacidade produtiva ineficiente, entre outros, que fizeram com que a empresa não conseguisse realizar a exportação.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores João Paulo Damásio Sales (UFRN) e Maria da Penha Machado de Medeiros (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/785
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RafaelleLP_Monografia.pdfTexto completo932,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.