Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7848
Title: Análise comparativa dos níveis de transparência nas esferas Executiva e Legislativa dos municípios do Rio Grande do Norte com base na metodologia de transparência do MPF
Authors: Souza, Edjanny Johana de
Keywords: Accountability;Fatores socioeconômicos;Poderes Legislativo e Executivo;Transparência Pública
Issue Date: 4-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Edjanny Johana de. Análise Comparativa dos Níveis de Transparência nas Esferas Executiva e Legislativa dos Municípios do Rio Grande do Norte com Base na Metodologia de Transparência do MPF. 2018. 60f. Monografia (Graduação em Ciências Contábeis), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal/RN, 2018.
Portuguese Abstract: O problema da corrupção política é pauta constante de debates entre os cidadãos e muito se discute quanto às suas formas de combate. À vista disso, a Contabilidade é uma das ciências que se faz importante à medida que oferece ferramentas de fiscalização e controle das contas públicas. Com o tempo, novas leis que buscam fiscalizar a transparência governamental com a utilização da Accountability vão surgindo, mas nem todas têm sido efetivadas. Este trabalho objetiva verificar a existência da prática da Transparência Pública nos âmbitos dos poderes Legislativo e Executivo em todo o estado do Rio Grande do Norte, comparando sua relação com fatores socioeconômicos, como o PIB e o IDH. Foi feita uma pesquisa quantitativa utilizando procedimentos empírico-analíticos aplicados na população dos 167 municípios do estado. O estudo teve como variável dependente o Índice Nacional de Transparência do Ministério Público Federal o qual foi adaptado para tratar apenas da Transparência Ativa. Utilizou-se a métrica de “Regressão Linear Múltipla” relacionando possíveis variáveis para explicar os resultados. Foram encontradas relações diretas entre o IDH e o PIB per capta quanto aos índices de Transparência, demonstrado que a qualidade das demonstrações de contas públicas oferece benefícios diretos à população.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7848
Other Identifiers: 2014023360
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AnaliseComparativa_Souza_20181.13 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons