Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7839
Title: Diretrizes para um plano de recuperação da barragem Passagem das Traíras em São José do Seridó - RN
Authors: Araújo, João Paulo Medeiros de
Keywords: Concreto Compactado com Rolo (CCR);Barragem Passagem das Traíras;Patologias;Recuperação;Segurança de barragens;Avaliação potencial do risco
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ARAÚJO, João Paulo Medeiros de. Diretrizes para um plano de recuperação da barragem Passagem das Traíras em São José do Seridó - RN. 2018. 74f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Considerada como uma alternativa viável de convivência com os longos períodos de estiagem das regiões semi-áridas, as barragens são estruturas destinadas a acumulação de águas para diversas finalidades: abastecimento, irrigação, produção de energia, regularização de vazões. Entretanto, as barragens apresentam considerável potencial de risco em virtude dos danos socioeconômicos ou catastróficos que podem ser ocasionados por problemas estruturais e técnicos assim, o monitoramento, as verificações de segurança e manutenções periódicas são as condições de garantia da integridade e operação. O estudo destaca as anomalias identificadas e suas possíveis consequências à segurança estrutural e operacional, analisando o grau potencial de risco e propondo ações de recuperação na estrutura da barragem Passagem das Traíras, localizada na cidade de São José do Seridó, região do Seridó Oriental do Rio Grande do Norte. Levando em consideração os danos potenciais envolvidos no risco de colapso de uma barragem, buscou-se detectar e observar, baseado em visitas a campo e relatórios técnicos, às necessidades de manutenção em elementos estruturais seguindo as recomendações do Manual de Segurança e Inspeção de Barragens da Agência Nacional de Águas (ANA). Dessa forma, destaca-se a necessidade da elaboração e execução de um projeto de recuperação da barragem passagem das traíras, a fim de restabelecer a integridade dos elementos estruturais, evitando riscos de colapso e consequências graves, sobretudo, à população que se localiza à jusante da barragem.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7839
Other Identifiers: 2013081743
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MONOGRAFIA FINAL - JOÃO PAULO.pdfMonografia2.9 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons