Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/783
Title: Análise da qualidade de vida no trabalho de policiais militares do Rio Grande do Norte em um batalhão de área operacional
Authors: MORAIS JÚNIOR, Maurílio Canuto de
Keywords: Qualidade de vida no trabalho;Domínios de QVT;Policiais militares
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: MORAIS JÚNIOR, Maurílio Canuto de. Análise da qualidade de vida no trabalho de policiais militares do Rio Grande do Norte em um batalhão de área operacional. 2013. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: A qualidade de vida no trabalho é uma das premissas para que o trabalhador tenha um bom desempenho no serviço. Este trabalho foi elaborado com o objetivo principal de analisar a qualidade de vida no trabalho (QVT) dos policiais militares de um batalhão de área operacional. Para isso, foi elucidado a evolução histórica da QVT, caracterização da organização, modelos de QVT, contexto no qual os policiais trabalham e, por fim, usado dois questionários: um questionário aplicado com os militares a fim de identificar o perfil deles, o outro foi aplicado para conhecer os diversos aspectos relativos a QVT que interferem na atuação de suas atividades. A metodologia aplicada para tratamento e analise de dados foi baseada no QWLQ-bref, questionário de qualidade de vida no trabalho. Com a coleta dos dados disponíveis nele foi possível analisar os dados e transformá-los em informações que foram necessárias para se chegar a uma conclusão. O resultado da pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa concluiu que existe um nível geral de QVT insatisfatório nos policias daquele batalhão. A técnica para obter o resultado ainda dividiu o tema em quatro domínios de QVT, que foram os: físico, psicológico, pessoal e profissional. Entretanto, nenhum deles obteve uma média satisfatória de QVT que seria a partir de cinqüenta e cinco pontos na escala proposta pelo criador do QWLQ. No final, foram feitas sugestões direcionadas para o gestor da organização, comandante do batalhão estudado, para que haja algumas mudanças a fim de aumentar o nível de QVT e conseqüentemente a satisfação dos policiais, gerando maior qualidade no serviço oferecido à população.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores João Paulo Damásio Sales (UFRN) e Vanessa Desidério (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/783
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MaurilioCMJ_Monografia.pdfTexto completo1.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.