Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7826
Title: Atividades do núcleo de educação permanente em saúde: uma perspectiva da equipe de enfermagem que atua em um pronto socorro.
Other Titles: Activities of the nucleus of permanent education in health: a perspective of the nursing team that acts in a first aid.
Authors: Fernandes, Ana Tereza de
Keywords: emergency medical services;permanent education;nursing, team
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: FERNANDES, Ana Tereza de Medeiros. Atividades do núcleo de educação permanente em saúde: uma perspectiva da equipe de enfermagem que atua em um pronto socorro. 2018. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Santa Cruz, 2018.
Portuguese Abstract: Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência, como também, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, por meio da aplicação de um instrumento que contém uma pergunta referente ao objetivo da pesquisa. Resultados: as atividades do NEP foram organizadas nas seguintes categorias: frequência e duração e dos encontros; metodologia; escolha das temáticas; relação dos temas com o dia a dia de trabalho; importância da cooperação das instituições de ensino; ministrantes; e participantes. Conclusão: as frequências e metodologias dos encontros são variadas, as temáticas são escolhidas pelos profissionais de forma participativa e apresentam uma relação direta com as demandas do dia a dia do serviço, a cooperação com as instituições de ensino é fundamental nesse processo, os encontros são coordenados pelos enfermeiros da instituição e professores da Universidade, sendo aberto para equipe multiprofissional. É importante que se avalie as fortalezas e fragilidades da educação permanente no interior o estado.
Abstract: Objetivo: analisar como são desenvolvidas as atividades do Núcleo de Educação Permanente, na perspectiva dos profissionais de enfermagem que atuam no serviço de urgência e emergência do Hospital Regional Doutor Mariano Coelho. Métodos: a pesquisa foi realizada no hospital, foram entrevistados 21 profissionais da equipe de enfermagem que atuam no setor de urgência e emergência, como também, o coordenador do Núcleo de Educação Permanente, por meio da aplicação de um instrumento que contém uma pergunta referente ao objetivo da pesquisa. Resultados: as atividades do NEP foram organizadas nas seguintes categorias: frequência e duração e dos encontros; metodologia; escolha das temáticas; relação dos temas com o dia a dia de trabalho; importância da cooperação das instituições de ensino; ministrantes; e participantes. Conclusão: as frequências e metodologias dos encontros são variadas, as temáticas são escolhidas pelos profissionais de forma participativa e apresentam uma relação direta com as demandas do dia a dia do serviço, a cooperação com as instituições de ensino é fundamental nesse processo, os encontros são coordenados pelos enfermeiros da instituição e professores da Universidade, sendo aberto para equipe multiprofissional. É importante que se avalie as fortalezas e fragilidades da educação permanente no interior o estado.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7826
Other Identifiers: 2014095449
Appears in Collections:FACISA - Enfermagem

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATIVIDADES DO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE UMA PERSPECTIVA DA EQUIPE DE ENFERMAGEM QUE ATUA EM UM PRONTO SOCORRO.pdf
Restricted Access Until 2021-12-11
Quero submeter meu trabalho em uma revista.
927.37 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons