Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/782
Título: A utilização do sistema integrado de gestão ERP (SAP R/3) como apoio ao processo de compras de uma empresa de energia
Autor(es): Godeiro, Maria Luiza da Silva
Palavras-chave: Sistemas ERP;Sistemas SAP R/3;Gestão de materiais
Data do documento: 5-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: GODEIRO, Maria Luiza da Silva. A utilização do sistema integrado de gestão ERP (SAP R/3) como apoio ao processo de compras de uma empresa de energia. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia), Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) surgem como facilitadores para as organizações no processo de integração e coordenação das atividades empresariais. Estes sistemas possibilitam a implementação de informações integradas que servem a empresa como um todo e não apenas um departamento específico. Os módulos SAP R/3 incluem aplicativos relacionados a vários aspectos como: financeiros (FI), de recursos humanos, gestão de materiais (MM), vendas e distribuição (SD), gestão de produção (PP), etc. Neste trabalho avalia-se em pormenor o módulo MM. A partir desta avaliação, este trabalho procurou verificar os benefícios decorrentes da utilização do sistema integrado de gestão ERP SAP R/3 no processo de compra em seu âmbito operacional. O método de pesquisa utilizado foi um estudo de caso em uma empresa integrada de energia. O estudo é do tipo descritivo com abordagem qualitativa. A pesquisa permitiu identificar fatores que contribuem com o desempenho e eficiência do processo de compra por meio do sistema SAP R/3. A saber: integração com as diversas áreas; a redução dos custos operacionais com minimização de retrabalhos e a maximização do aproveitamento de estoque excedente da companhia; a transparência; registro e confiabilidade das informações; a redução do tempo de execução; competitividade dos preços; a facilidade de lidar com o sistema e a organização e coordenação das tarefas desempenhadas. A utilização também ampliou a visão do processo promovendo a percepção da contribuição da compra na estratégia corporativa. Constatou-se ainda, que esta ferramenta supre, em grande parte, as necessidades de informações do processo de compra. Por fim, julga-se que a utilização do R/3 tem sido uma importante ferramenta de auxílio na execução e elevação do desempenho do processo de compra, trazendo com suas diversas funcionalidades, contribuições para a eficiência do processo e consequente estratégia organizacional. Sendo assim considerada ferramenta de trabalho essencial para o setor e imprescindível para qualquer organização.
URI: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/782
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
UtilizacaoDoSistema_Godeiro_2013.pdfTexto completo881.78 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.