Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/781
Title: Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para a formalização do Centro de Educação Complementar Silvia Helena
Authors: BARBOSA, Marcos Vinícius Ribeiro
Keywords: Viabilidade;Empreendimento;Educação;Empreendedor;Mercado
Issue Date: 12-Dec-2013
Publisher: Administração
Citation: BARBOSA, Marcos Vinícius Ribeiro. Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para a formalização do Centro de Educação Complementar Silvia Helena. 2013. 106f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O trabalho em estudo teve como principal objetivo desenvolver um estudo de viabilidade mercadológica e financeira para a formalização de um centro de educação complementar na cidade de Natal – RN. Para tanto foi realizado um estudo de caso de caráter exploratório, visto que foram realizadas investigações para estudar o perfil dos clientes, avaliar os concorrentes do empreendimento e identificar os principais fornecedores, com o propósito de desenvolver estratégias a fim de posicionar a empresa no mercado. As informações obtidas através das pesquisas serviram de parâmetro para determinar dados importantes para as análises mercadológica e financeira. Ao analisar o ambiente externo, isto é, os fatores políticos, econômicos, sociais e tecnológicos que influenciam esse nicho de mercado, percebe-se uma situação favorável ao investimento, na qual se estabelece uma economia do país estável, políticas de incentivo à educação, o aumento dos gastos das famílias brasileiras com serviços, bem como o crescimento do número de empresas investidoras em tecnologia. A análise do mercado consumidor pôde definir o público – alvo da instituição, que consiste em crianças e adolescentes de escolas públicas e particulares com idades entre 6 e 18 anos do município de Natal/RN. Verificou-se na análise da concorrência que não existe um concorrente de expressão no mercado. Para se introduzir no mercado de maneira mais consistente foram definidos os objetivos de marketing. O empreendedor definiu um mix de produtos variado, com um preço competitivo frente aos concorrentes, uma localização privilegiada e infra-estrutura adequada, bem como diversas formas de promover a instituição. Na dimensão financeira, verificou-se a viabilidade financeira do futuro empreendimento, logo, foram realizadas pesquisas junto aos fornecedores para definir o volume de recursos necessários para iniciar o empreendimento, onde se apresentou o investimento total, com um valor relativamente baixo quando comparado ao faturamento anual do empreendimento. O fluxo de caixa da empresa apresentou-se de maneira positiva. Para concluir a viabilidade financeira foram calculados os seguintes indicadores financeiros. O Payback (Retorno sobre o investimento) encontrado de menos de um ano, reflete a rápida recuperação do investimento realizado, a Taxa Interna de Retorno (TIR) apresenta um resultado maior que a taxa mínima de atratividade, logo, o projeto deve ser aceito pelo empreendedor, o Valor presente líquido (VPL) também favorável à realização do investimento. Já o ponto de equilíbrio encontrado é considerado alto, de modo que a empresa terá que atingir um elevado índice de vendas para atuar de maneira satisfatória e por fim, o índice de lucratividade apresenta-se positivo, portanto, pode-se concluir que a instituição irá operá com lucro. Após a aplicação dos índices, verificou-se que é atrativa a formalização do Centro de Educação Complementar Silvia Helena no município de Natal/RN.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Vicente Moro (UFRN) e Joacy Pedro de Macedo Medeiros (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/781
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MarcosVRB_Monografia.pdfTexto completo1.68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.