Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7801
Title: Análise da viabilidade para implantação de sistema de aproveitamento de água da chuva e ar-condicionado: estudo de caso no setor de aulas IV da UFRN
Authors: Almeida, Maria Eduarda Pereira de
Keywords: Projeto;Project;Viabilidade;Viability;Aproveitamento de água;Water reuse;Água da chuva;Rainwater;Ar-condicionado;Air conditioner;Tempo de retorno;Payback
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: ALMEIDA, Maria Eduarda Pereira de. Análise da viabilidade para implantação de sistema de aproveitamento de água da chuva e ar-condicionado: estudo de caso no setor de aulas IV da UFRN. 2018. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Soluções alternativas para reduzir o consumo de água potável em atividades que não requerem elevada potabilidade da água, como é o caso da rega de jardins e lavagem de pisos, estão ganhando visibilidade e destaque graças ao cenário de crise hídrica que atinge diversas regiões do planeta. No presente trabalho, destacam-se o aproveitamento da água da chuva e a utilização da água gerada pelos aparelhos de ar condicionado como fontes alternativas as quais apresentam aspectos qualitativos e quantitativos favoráveis ao desenvolvimento de um projeto de sistema de aproveitamento de água no Setor de Aulas IV da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, já que a área de captação para água da chuva na edificação em questão é de 4.582,71m² e a produção mensal gerada pelos aparelhos de ar condicionado, cujo funcionamento atinge 15h/dia, oscila em torno de 57.703,7 L/mês. Além disso, o estudo permitiu a elaboração do orçamento referente aos materiais e mão de obra necessária, o qual resultou em um custo de R$87.028,09; bem como a análise da viabilidade do investimento através da determinação de um tempo de retorno de 4,32 anos, considerado baixo frente ao porte do projeto proposto. Assim, foi possível constatar que o sistema representa uma maneira de ajudar o meio ambiente através da redução do volume de água potável consumido e de reduzir os custos mensais com abastecimento de água.
Abstract: Alternative solutions to reduce the consumption of drinking water in activities that don’t need high water potability, such as gardening and floor washing, are gaining visibility and importance thanks to the water crisis scenario that affects many regions of the planet. This article focuses on the use of rainwater and water generated by air conditioner units as alternative sources, which presents qualitative and quantitative aspects favorable to the development of a water reuse system project in the Classroom Section IV of the Federal University of Rio Grande do Norte, since the rainwater catchment area in the building is 4,582.71 m² and the monthly output generated by the air conditioners, whose operation reaches 15h/day, oscillates around 57,703.7 L/month. Besides that, the study provided the preparation of the budget for materials and labor required, which resulted in a cost of R$ 87,028.09; as well as the analysis of the viability of the investment through the payback determination of 4.32 years, considered low compared to the size of the proposed project. Thus, it was possible to verify that the system represents a way to help the environment by reducing the volume of drinking water consumed and reduce the monthly costs with water supply.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7801
Other Identifiers: 2014061950
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Análisedaviabilidade_Almeida_2018.pdf3.27 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons