Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/778
Title: Gestão social e terceiro setor: estudo de caso na associação de apoio às comunidades do campo do Rio Grande do Norte
Authors: LÚCIO, Judson Rafael de Souza
Keywords: Associação de apoio às comunidades do campo;Terceiro setor;Rio Grande do Norte
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: LÚCIO, Judson Rafael de Souza. Gestão social e terceiro setor: estudo de caso na associação de apoio às comunidades do campo do Rio Grande do Norte. 2013. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Em virtude da reduzida presença do Estado brasileiro em temas sociais, as organizações do terceiro setor e relacionadas com a gestão social surgiram no Brasil na tentativa de diminuir ou amenizar os graves problemas sociais dentro ou fora do campo. Constatou-se a grande diversidade do universo do terceiro setor e no Rio Grande do Norte várias comunidades são assistidas por essas organizações as quais lutam para diminuir a desigualdade social e promover um ambiente de melhoria de vida. Esta pesquisa teve como objetivo analisar e evidenciar os elementos de gestão social e caracterizar as atividades organizacionais presentes em uma organização não governamental, a Associação de Apoio às Comunidades do Campo. A pesquisa tem caráter qualitativo, do tipo estudo de caso. Os dados secundários foram colhidos através de pesquisa bibliográfica e os dados primários foram coletados através de roteiro de entrevista aplicado a representantes da Associação de Apoio às Comunidades do Campo. A pesquisa evidenciou que a entidade surgiu com o objetivo de promover o bem-estar social principalmente dos agricultores familiares do RN, a presença de valores como economicidade, respeito, ética e transparência, que a instituição possui uma forma peculiar de se trabalhar com editais, os quais são ofertados pelas esferas do governo. Verificou-se também que a AACC possui atuação limitada ao estado do RN, principalmente a Microrregião do Mato Grande, que seus objetivos estratégicos são bem definidos, e seus recursos ou fontes de financiamento vêm principalmente da esfera federal e que existe uma espécie de avaliação das atividades frequentemente monitoradas na tentativa de fazer cumprir seus objetivos previamente planejados.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Juarez Azevedo de Paiva (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/778
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JudsonRSL_Monografia.pdfTexto completo416.9 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.