Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7769
Title: Implicações ambientais decorrentes do uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Doce – RN
Authors: Oliveira, Karoline Costa de
Keywords: Bacia hidrográfica do Rio Doce;Impactos Ambientais;Degradação Ambiental
Issue Date: 23-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: OLIVEIRA, Karoline Costa de. Implicações ambientais decorrentes do uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Doce - RN. 2018. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Departamento de Geografia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A importância de uso racional dos recursos naturais para manutenção e equilíbrio ambiental se faz necessário, pois atualmente vivenciamos um processo contínuo de degradação em diferentes geossistemas, especialmente nas regiões lindeiras dos aglomerados urbanos. Pensando nisso, objetivou-se neste trabalho analisar as formas de uso e ocupação do solo na Bacia Hidrográfica do Rio Doce, localizada nos municípios de Natal, Extremoz, Ceará Mirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz, Ielmo Marinho, Taipu, Poço Branco e Bento Fernandes. Buscando identificar como as transformações espaciais repercutem nas dinâmicas dos processos hidrológicos e mobilização de sedimentos, bem como busca compreender o binômio sociedade-natureza em uma perspectiva descritiva. A análise do uso e ocupação do solo da bacia hidrográfica do Rio Doce demonstrou que ao longo de todo o curso do rio, há vários pontos com solo exposto, o que explica porque vários trabalhos têm destacado que nos últimos anos, a bacia hidrográfica tem diminuído o sua profundidade. Foram encontradas também áreas agricultáveis próximo ao rio; os grandes centros urbanos, como Natal, São Gonçalo e Extremoz têm levado ao comprometimento da qualidade da água em função do lançamento de efluentes doméstico e industriais nas águas do rio doce, e, sobretudo pelo processo de supressão vegetal nas suas margens. Foram utilizados para a elaboração desta pesquisa elementos como o levantamento de referencial teórico impresso e online através de sites com bases estatísticas, visitas in loco em algumas áreas da Bacia, fotografias, mapas, assim como o comparativo com trabalhos anteriores na mesma área de estudo. Buscou-se através dessa pesquisa, evidenciar a necessidade urgente de elaboração de políticas públicas habitacionais que possam amenizar os efeitos nocivos da expansão urbana, para isso, as cidades devem exigir das pessoas físicas e jurídicas o respeito às normas impostas pelos planos diretores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7769
Other Identifiers: 2014057760
Appears in Collections:Geografia (Bacharelado)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Usoeocupaçãodosolo_Oliveira_2018.pdfImplacações Ambientais decorrentes do Uso e Ocupação do Solo na Bacia Hidrográfica do Rio Doce - RN1.64 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons