Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7763
Title: Estudo Exploratório de um Sistema de Bike Sharing com Bicicletas Elétricas Integrado a um Shared Space no Campus Central da UFRN
Authors: Peralba, Gustavo Tomé
Keywords: Pedelec;Bike Sharing;Shared Space;Mobilidade urbana;Infraestrutura Cicloviária
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: PERALBA, Gustavo Tomé. Estudo exploratório de um sistema de bike sharing com bicicletas elétricas integrado a um shared space no campus central da UFRN. 2018. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A mobilidade urbana concentrada em torno do automóvel particular vem se consolidando como perfil da cidade de Natal. Soluções voltadas ao carro e motocicleta em resposta ao crescimento populacional e de renda na cidade estão conduzindo um estado de dependência do automóvel. Entretanto, poucas estratégias de transporte coletivo e individual alternativo vem sido aplicadas para equilibrar as demandas locais. Esta monografia propõe a adoção de medidas infraestruturais na direção de um shared space no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e a criação de um sistema de compartilhamento de bicicletas elétricas no mesmo local. O estudo faz uso de uma avaliação da infraestrutura atual do campus e descreve as alterações necessárias para melhoria no nível de serviço oferecido aos estudantes. O dimensionamento de um projeto piloto de bike sharing para o campus é feito tomando por base os quantitativos encontrados em sistemas ao redor do mundo.
Abstract: The particular automobile centered urban mobility has been consolitading itself as Natal/RN’s city profile. Solutions towards car and motorcycle usage in response to the growth of the city’s population and economic status are conducting a car dependency state. However few collective and individual transportation solutions strategies are been applied to balance the local demands. This monography proposes the adoption of infrastructural measures towards a shared space on the central campus of the Federal University of Rio Grande do Norte and the creation of a bike sharing at the same place. The study uses a infrastructural evalution of the campus’s current state and describes the modifications needed to increase the mobility service level offered to the students. The bike sharing system pilot project dimensioning to the campus is done by taking worldwide systems sizing as base.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7763
Other Identifiers: 2013014016
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC-20181116-v1-eBike-gustavo (1).pdf5.14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons