Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/776
Título: Análise do funcionamento do canal de distribuição reverso dos produtos de hortifruti: o caso do Supermercado Boa Esperança
Autor(es): LIMA, Joel dos Santos
Palavras-chave: Canal de distribuição reverso;Hortifrutigranjeiros;Agregação de valor
Data do documento: 5-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: LIMA, Joel dos Santos. Análise do funcionamento do canal de distribuição reverso dos produtos de hortifruti: o caso do Supermercado Boa Esperança. 2013. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este trabalho refere-se ao estudo do fluxo reverso de distribuição de hortifrutigranjeiros de um supermercado. O objetivo foi analisar a utilização do canal de distribuição reverso dos produtos de hortifrúti e verificar o quanto o mesmo agrega valor aos seus membros. Especificamente buscou-se identificar e descrever o atual canal de distribuição reverso dos produtos de hortifrúti do supermercado, bem como seus participantes, estabelecer relações entre o canal de distribuição reverso e o valor agregado aos seus membros e propor sugestões para maximizar a utilização do canal de distribuição reverso na organização. A relevância do estudo está na importância crescente dos canais de distribuição reversos, pela agregação de valor a seus membros e a sociedade em geral, sejam no aspecto econômico, social ou ambiental. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado à aplicação de questionário junto ao presidente-fundador da organização. Como principal resultado encontrado tem-se que o canal reverso de hortifrúti é efetivo, pois atende as necessidades atuais dos seus membros, proporcionando uma relação de custo-benefício positiva para seus participantes. No final do estudo foram propostas sugestões de melhoria que possibilitem a maximização do canal reverso em questão.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Matilde Medeiros de Araújo (UFRN) e Vanessa Desidério (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/776
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoelSL_Monografia.pdfTexto completo657,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.