Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7755
Title: Avaliação da eficiência energética do prédio do Centro de tecnologia - UFRN de acordo com o método prescritivo do RTQ-C
Authors: Bezerra, Iure Alexandre da Silva
Keywords: Eficiência energética;Edificações;Regulamento Técnico de Qualidade (RTQ-C)
Issue Date: 28-Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Iure Alexandre da Silva. Avaliação da Eficiência Energética do Prédio do Centro de Tecnologia - UFRN de acordo com o método prescritivo do RTQ-C. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O objetivo deste trabalho é aplicar o método prescritivo do RTQ-C para avaliar a eficiência energética do prédio do Centro de Tecnologia situado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, obtendo os níveis globais e parciais de eficiência dos sistemas de envoltória, iluminação e ar condicionado da edificação. A metodologia deste estudo foi basicamente dividida em duas etapas: primeiramente foram levantados os dados em campo e utilizado ferramentas computacionais para auxiliar na obtenção de dados arquitetônicos da edificação; a segunda etapa foi determinar o nível de eficiência global e parcial da edificação. O resultado obtido indicou os seguintes níveis de eficiência energética: “C” para a envoltória, “C” para o sistema de iluminação e “B” para o sistema de ar condicionado, o que resultou em um nível de eficiência global igual a “C” para o CT. Constatou-se que a arquitetura do prédio apresenta um bom desempenho energético, entretanto a envoltória teve seu nível de eficiência afetado por não atender aos pré-requisitos específicos. O sistema de iluminação e algumas máquinas do sistema de ar condicionado também não atenderam aos pré-requisitos específicos exigidos pelo RTQ-C. Portanto, fica exposto a necessidade de estratégias que implementem melhorias na edificação analisada.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7755
Other Identifiers: 20160002825
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliaçaoeficienciaenergetica_Bezerra_2018.pdf1.85 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.