Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/775
Title: Análise do grau de maturidade das práticas de TI verde no Hospital Universitário Onofre Lopes
Authors: PEREIRA, Jefferson Ricardo Fonseca
Keywords: TI;TI verde;Hospital Universitário Onofre Lopes;Sustentabilidade;Maturidade;Práticas
Issue Date: 12-Nov-2013
Publisher: Administração
Citation: PEREIRA, Jefferson Ricardo Fonseca. Análise do grau de maturidade das práticas de TI verde no Hospital Universitário Onofre Lopes. 80f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Embora os meios computacionais tenham evoluído de maneira agressiva nas últimas décadas, trazendo inúmeros avanços como a Tecnologia da Informação, um cenário indesejável acabou se configurando na forma de impactos ambientais causados por consumo excessivo, descarte massivo e incorreto de equipamentos eletrônicos, adição de substâncias tóxicas durante a produção, etc. Tal cenário de agressão ao meio ambiente vai contra a idéia de sustentabilidade, assim, em meio ao uso crescente da TI e discussões sobre seu impacto no meio ambiente, surge a TI verde, fazendo com que organizações das mais diversas áreas desenvolvam e apresentem soluções que busquem manter um equilíbrio entre suas atividades e a conservação ambiental. Este trabalho realiza um estudo qualitativo e exploratório com o propósito de verificar qual o grau de maturidade das práticas de TI verde no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), baseado na abordagem de TI verde em níveis utilizada por Murugesan (2008). Realizou-se o levantamento bibliográfico sobre a temática e um estudo de caso, feito a partir de entrevistas, onde se verificou o grau de maturidade das práticas encontradas em comparação com a abordagem utilizada no estudo. A pesquisa mostrou que o HUOL possui um ótimo nível de maturidade em práticas de TI verde para o nível incremental, conseguindo 62,5 pontos de um total de 100, mas acabou deixando a desejar no nível estratégico e TI verde a fundo, conseguindo 43,75 e 10 pontos, respectivamente.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Carlos David Cerqueira Feitor (UFRN) e André Moraes Gurgel (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/775
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JeffersonRFP_Monografia.pdfTexto completo330.79 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.