Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7748
Title: Avaliação econômica da implantação de uma linha de produção de um aditivo para concreto em uma fábrica do Rio Grande do Norte
Authors: Maranhão, Luiz Fernando de Souza
Keywords: Additives for concrete;civil construction;economic evaluation;avaliação econômica;Aditivos para concreto;construção civil
Issue Date: 11-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MARANHÃO, Luiz Fernando de Souza. Avaliação econômica da implantação de uma linha de produção de um aditivo para concreto em uma fábrica do Rio Grande do Norte. 2018. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A construção civil é uma das atividades mais antigas já registradas pelo homem. O uso de aditivos já era difundido desde a época dos romanos. O uso de aditivos foi regularizado e introduzido no Brasil nos anos de 1970, mas com muita desconfiança, pois eram produtos que exigiam cuidados especiais e eram utilizados em casos especiais. Hoje em dia o uso de aditivos é considerável na construção civil e é praticamente o quarto elemento nas concretarias além da água, cimento e agregados. Este trabalho propõe o estudo de avaliação econômica e sua viabilidade técnica, de uma planta para a produção de um aditivo para concreto do tipo superplastificante naftalênico em uma indústria do Rio Grande do Norte.
Abstract: Civil construction is one of the oldest activities ever recorded by man. The use of additives has been widespread since the time of the Romans. The use of additives was regularized and introduced in Brazil in the 1970s, but with great mistrust, as they were products that required special care and were used in special cases. Nowadays the use of additives is very widespread in civil construction and is practically the fourth element in concretes besides water, cement and aggregates. This work proposes the study of economic evaluation and its technical viability of a plant for the production of a concrete additive of the superplasticizer type naphthalene in an industry of Rio Grande do Norte.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7748
Other Identifiers: 2014057054
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AvaliacaoEconomica_Maranhao_2018.pdfMonografia629.72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons