Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7742
Title: Conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte quanto às novas atualizações do simples nacional a partir do ano de 2018
Authors: Cardoso, Francivânia de Souza
Keywords: Simples Nacional;Alunos;Atualização
Issue Date: 6-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARDOSO, Francivania de Souza. Conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande Do Norte quanto às novas atualizações do simples nacional a partir do ano de 2018. 2018. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis), Departamento de Ciências Contábeis, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Criado no ano de 1996 a Lei de nº 9.317 entrou em vigor com intuito de facilitar o recolhimento dos tributos. Conhecido como Simples Nacional, essa modalidade de regime de tributação engloba, para o ano de 2018, cerca de 11,8 milhões de empresas e sua forma de apuração vem se readaptando ao longo dos anos através de Leis Complementares. O presente estudo tem como objetivo analisar o conhecimento dos alunos de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Norte quanto às novas regras do Simples Nacional, implantadas para o ano de 2018, para assim identificar o conhecimento desses estudantes a frente de um mercado cada vez mais competitivo. Como metodologia foi utilizada uma pesquisa exploratória descritiva de caráter qualitativo e quantitativo, através de um questionário aplicado para os alunos do 5º ao 10º período do curso. Foram analisadas uma amostra de 131 questionários contendo 16 questões, sendo estas divididas em 8 perguntas de identificação pessoal / acadêmica e as outras 8 questões foram referentes as atualizações que a Lei 155/2016 apresenta. Os resultados apresentados mostram um déficit de conhecimento por parte dos alunos quanto à nova Lei que rege o Simples Nacional, a necessidade da Universidade Federal em intensificar as divulgações de cursos de atualizações e de ter meios de incentivar os alunos a procurarem se atualizar fora do ambiente acadêmico. Com isso, fica cada vez mais evidente a importância do estudo sobre o surgimento desses novos temas.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7742
Other Identifiers: 2014093121
Appears in Collections:Ciências Contábeis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ConhecimentodosAlunos_Cardoso_2018.pdf699.09 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.