Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7740
Title: A atuação do Serviço Social e a participação da família no acompanhamento dos usuários da APAE/Ceará-Mirim
Authors: Capistrano, Maria José Lira
Keywords: Serviço Social;Pessoa com deficiência;Família;Associação de pais e amigos dos excepcionais - APAE;Participação da família
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CAPISTRANO, Maria José Lira. A atuação do Serviço Social e a participação da família no acompanhamento dos usuários da APAE/Ceará-Mirim. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) analisa o trabalho do Serviço Social e a participação da família no acompanhamento dos usuários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município de Ceará-Mirim/RN. Inicialmente, resgata-se o processo histórico da APAE/Ceará-Mirim, apresentando a estrutura e dinâmica institucionais. Em seguida, contextualiza-se a articulação da APAE/Ceará-Mirim com as políticas sociais e os direitos. Na sequência, faz-se uma abordagem sobre a atuação do Serviço Social na Instituição. Para finalizar, relaciona-se a APAE com a garantia dos Direitos Humanos e a participação da família. O objetivo desse estudo é analisar o trabalho do Serviço Social e a participação da família no acompanhamento dos usuários da APAE/Ceará-Mirim, destacando a relevância dessa participação para o pleno desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência. O interesse pela escolha do tema surgiu com a experiência de estágio curricular obrigatório na Instituição mencionada, por meio da qual foi possível conhecer e aprofundar a discussão em torno da referida temática. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e documental acerca do tema em pauta, bem como os conhecimentos assimilados durante a graduação em Serviço Social e no período de estágio. A família é o primeiro universo de relações sociais do ser humano capaz de garantir um ótimo ambiente de crescimento e desenvolvimento para o indivíduo. Assim sendo, foi possível constatar que a sua participação é de extrema relevância para desenvolver e melhorar a qualidade de vida da pessoa com deficiência. Conclui-se que a importância da participação da família nesse processo é inegável, pois o seu modo de se relacionar influencia diretamente no desenvolvimento de seus integrantes, sobretudo, no que diz respeito à pessoa com deficiência.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7740
Other Identifiers: 2015060626
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AtuaçãodoServiço_Capistrano_2018.pdf534.89 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons