Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/773
Title: A evasão de alunos em uma instituição de ensino EJA: caso CAdE
Authors: FONTOURA FILHO, Jailson Justino
Keywords: EJA;Evasão escolar;Marketing de relacionamento;Retenção de clientes
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: FONTOURA Filho, Jailson Justino. A evasão de alunos em uma instituição de ensino EJA: caso CAdE. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: A gestão de empresas nos dias atuais é algo bastante complexo. No que diz respeito as instituições de ensino essa missão torna-se ainda mais complicada. A falta de incentivos do governo na educação pública de base faz com que alunos sejam obrigados a procurarem escolas de ensino particular. Nesse contexto, o EJA (Educação de Jovens e Adultos) surge como referência para os alunos que estão fora de faixa e desejam concluir seus estudos em tempo para que possam ingressar em uma universidade e no mercado de trabalho. Atrelado a isso temos a questão da evasão escolar, que vem se tornando algo frequente nesse tipo de ensino. Os resultados foram enfáticos no que diz respeito a não motivação e orientação dos alunos o que ocasiona em um grande desinteresse por parte destes, tendo como consequência a desistência. Portanto, faz-se necessário o uso de ferramentas de marketing de relacionamento, para que haja uma retenção desses clientes (alunos), fazendo com que eles se sintam um maior interesse em continuar na instituição e concluir seus estudos com êxito.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Sérgio Araújo Fernandes (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/773
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JailsonJFF_Monografia.pdfTexto completo747.74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.