Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/771
Título: Copa do mundo de 2014: um estudo da eficiência do sistema de atendimento às filas para o acesso aos jogos em Natal
Autor(es): SENA, Hamilton César Alves de
Palavras-chave: Copa do mundo;Planejamento;Postos de atendimento
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: SENA, Hamilton César Alves de. Copa do mundo de 2014: um estudo da eficiência do sistema de atendimento às filas para o acesso aos jogos em Natal. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: A Copa do Mundo de Futebol é um megaevento esportivo que tem a capacidade de atrair grandes públicos de uma larga escala cultural. Tendo em vista que o Brasil sediará a Copa do Mundo em 2014 e, mais especificamente, na cidade do Natal, se observa que estudos aplicados nesse ramo, podem-se obter resultados relevantes que tornem a pesquisa interessante. Portanto, este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral estudar e propor um planejamento que quantifique o número de pessoas nos postos de atendimento para tornar eficaz a recepção dos torcedores na Arena das Dunas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Natal. Tal objetivo é fragmentado em três objetivos específicos que abrangem os pré-requisitos do planejamento e controle da capacidade. A pesquisa é definida como exploratória descritiva, a partir de livros, publicações periódicas, revistas, e websites sobre o tema em abordagem. Para o alcance dos objetivos, foi utilizada a fórmula analítica de Moreira, em sua obra de 2008, que determina a quantidade de pessoal nos postos de atendimento. Os resultados obtidos indicaram a quantidade necessária de pessoal para efetuar o atendimento ao torcedor durante a Copa de 2014 em Natal, o que provavelmente, amenizará possíveis transtornos ocorridos em copas passadas. Assim, com base nos dados, conclui-se que a quantidade necessária de pessoal nos postos de atendimento para que haja eficiência na recepção aos torcedores são: 21 atendentes que serão distribuídos para os postos de distribuição de ingressos; 93 atendentes dos quais serão distribuídos nos 21 acessos da Arena das Dunas; e 665 vendedores distribuídos para os 29 estabelecimentos de alimentos e bebidas do estádio.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Sérgio Araújo Fernandes (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/771
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HamiltonCAS_Monografia.pdfTexto completo724,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.