Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7695
Title: Estudo de viabilidade de um projeto de instalação de uma fábrica de cachaça artesanal na microrregião da Serra de São Miguel no RN
Authors: Carvalho, Allison Otaviano Penaforte
Keywords: viabilidade de projeto;investimento;project feasibility;cachaça artesanal;artisanal cachaça;investment
Issue Date: Nov-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CARVALHO, Allisson Otaviano Penaforte. Estudo de viabilidade de um projeto de instalação de uma fábrica de cachaça artesanal na microrregião da Serra de São Miguel no RN. 2018. 97f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) - Departamento de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: O presente trabalho apresenta a análise de viabilidade para implantação de uma fábrica de cachaça artesanal, localizada na microrregião da Serra de São Miguel no Rio Grande do Norte. A análise de viabilidade de um projeto é importante para que os investidores tenham em mãos dados para estudar a melhor forma de investir do seu capital. O estudo é dividido em pontos de análise mercado, de análise tecnológica, análise econômico-financeira através do cálculo de PayBack, TIR e VPL, além de uma análise organizacional. A pesquisa foi realizada por meio de abordagem quali-quantitativa, com dados disponíveis no mercado, na bibliografia e em documentos. A partir das informações levantadas a partir dos dados concluiu-se que o projeto possui viabilidade mercadológica, tecnológica, econômico-financeira e organizacional. Portanto, é um projeto vantajoso para os investidores interessados.
Abstract: The present work presents the feasibility analysis for implantation of a artisanal cachaça factory, located in the micro region of Serra de São Miguel in Rio Grande do Norte. The feasibility analysis of a project is important so that investors have in hand data to study the best way to invest their capital. The study is divided into points of market analysis, technological analysis, economic-financial analysis through the calculation of PayBack, IRR and VPL, in addition to an organizational analysis. The research was carried out through a qualitative-quantitative approach, with data available in the market, bibliography and documents. From the information gathered from the data, it was concluded that the project has market, technological, economic-financial and organizational viability. Therefore, it is an advantageous project for interested investors.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7695
Other Identifiers: 2014075446
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EstudodeViabilidade_Carvalho_2018Monografia2.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons