Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7680
Title: A crítica social nas músicas de rap nacional: a problematização dos temas "violência policial" e "drogas"
Authors: Lima, Allisson Marlon Lopes de
Keywords: Rap nacional;Crítica social;Violência policial;Militarização e desmilitarização da polícia;Proibição e legalização das drogas
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Allisson Marlon Lopes de. A crítica social nas músicas de rap nacional: a problematização dos temas "violência policial" e "drogas". 2018. 101f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A presente monografia buscou analisar o rap nacional enquanto um instrumento para reflexão crítica da realidade social. Procurou-se definir a arte em uma perspectiva ontológica e como potencial ferramenta contra-hegemônica, destacando parte da história e do processo de engajamento sociopolítico do rap nacional. Especificamente, buscou-se analisar a crítica social presente em letras de rap, caracterizando o contexto no qual os rappers estão inseridos, com destaque para as letras das músicas que problematizam os temas da violência policial e das drogas, possibilitando a discussão das questões da militarização e desmilitarização da polícia e da proibição e legalização das drogas. Para tanto, foi realizado um estudo de natureza qualitativa e com caráter descritivo e exploratório, utilizando as técnicas de pesquisa bibliográfica e documental e analisando os dados coletados pelo recurso metodológico de análise de conteúdo. O estudo possibilita verificar o rap como mecanismo de expressão, representação e crítica social da classe trabalhadora. Este trabalho observou também uma relação entre violência policial sistemática e militarização da polícia, política e sociedade, assim como, entre guerra às drogas e estigmatização e criminalização das favelas e periferias urbanas. Desse modo, ao analisar letras de uma vertente crítica do rap nacional e relacionar com discussões teóricas, é possível afirmar que esse estilo musical se caracteriza como potencial ferramenta pedagógica para um trabalho de reflexão crítica com grupos ou indivíduos, e também como objeto de estudo para interpretações qualificadas e análises sobre a realidade social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7680
Other Identifiers: 2013033263
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACríticaSocial_Lima_2018.pdf746.73 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons