Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/768
Título: Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo
Autor(es): ANDRADE, Giovana Karenina Xavier de
Palavras-chave: Comprometimento organizacional;Bases do comprometimento;EBACO
Data do documento: 10-Dez-2013
Editor: Administração
Referência: ANDRADE, Giovana Karenina Xavier de. Comprometimento organizacional no Complexo Educacional Contemporâneo. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: As organizações passaram valorizar e se preocupar mais com a área de Recursos Humanos diante da necessidade de valorização do capital humano, onde passou a ser de extrema importância ter colaboradores que “vistam a camisa” da empresa e que lutem por melhores resultados da mesma. Sabendo disso, esta pesquisa objetivou analisar e avaliar o comprometimento organizacional a partir da percepção dos colaboradores do Complexo Educacional Contemporâneo. Trata-se de uma pesquisa exploratória, que entrevistou 186 dos 259 funcionários da empresa. O instrumento de coleta de dados utilizado foi um questionário, proposto por Medeiros (2003), denominado de Escala de Bases do Comprometimento Organizacional (EBACO). O questionário conta com 28 itens, que avalia as sete bases do comprometimento organizacional, onde cada uma das bases possui quatro indicadores. Os resultados mostraram que, de maneira geral, os colaboradores da organização estão comprometidos acima da média nas bases afetiva e obrigação em permanecer; abaixo da média nas bases afiliativa, falta de recompensas e oportunidades e linha consistente de atividade; alto na base obrigação pelo desempenho; e baixo na base escassez de alternativas. Diante da realidade geral da empresa, a base que está desfavorável à mesma é a base afiliativa. E, por isso, foi proposto um conjunto de sugestões com o propósito de melhorar o comprometimento dos funcionários, fazendo com que eles se sintam mais parte da organização.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Antônio Sérgio Araújo Fernandes (UFRN) e Leandro Trigueiro Fernandes (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/768
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GiovanaKXA_Monografia.pdfTexto completo716,86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.