Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7672
Title: Avaliação da Rotulagem de Leite UHT "Zero Lactose" comercializado na cidade de Natal/RN
Authors: Lima, Tatiane Leonel de
Keywords: Rotulagem de alimentos.;Intolerância à Lactose.;Laticínios.;Legislação
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: LIMA, Tatiane Leonel de. Avaliação da rotulagem de leite UHT “Zero Lactose” comercializado na cidade de Natal/RN. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências da Saúde, Departamento de Nutrição. Natal, RN, 2018.
Portuguese Abstract: As informações contidas na rotulagem dos alimentos devem ser bem claras, de modo que não causem danos à saúde do consumidor e confusão no momento da leitura desta, devem ser fidedignas, além de atenderem as normas estabelecidas pelas legislações vigentes. Este estudo teve como objetivo avaliar as conformidades das rotulagens geral e nutricional de leites UHT “zero lactose” de diferentes marcas comercializados em supermercados e hipermercados da cidade de Natal/RN, de acordo com os requisitos obrigatórios estabelecidos pelas normas técnicas brasileiras. Foi aplicado um Check list com 42 recomendações especificadas pelas normas brasileiras vigentes sobre rotulagem de alimentos, incluindo as normas referentes a produtos de origem animal, devido ao tipo de amostra analisada. Foram avaliados os rótulos de 12 amostras de leite UHT Zero Lactose, sendo eles 4 integrais, 7 semi-desnatados e 1 desnatado. Nenhum rótulo apresentou a rotulagem totalmente em conformidade com as normas brasileiras, no entanto, as amostras C, D, G e M foram as que apresentaram o maior número de não conformidades, com um percentual de 33,0% para as amostras C e D, 41,7% para a amostra G e 50,0% para a amostra M dos itens avaliados, revelando que apesar dos órgãos reguladores estabelecerem normas legais sobre a rotulagem de alimentos, ainda são identificados o não cumprimento às exigências estabelecidas pelas legislações vigentes.
Abstract: As informações contidas na rotulagem dos alimentos devem ser bem claras, de modo que não causem danos à saúde do consumidor e confusão no momento da leitura desta, devem ser fidedignas, além de atenderem as normas estabelecidas pelas legislações vigentes. Este estudo teve como objetivo avaliar as conformidades das rotulagens geral e nutricional de leites UHT “zero lactose” de diferentes marcas comercializados em supermercados e hipermercados da cidade de Natal/RN, de acordo com os requisitos obrigatórios estabelecidos pelas normas técnicas brasileiras. Foi aplicado um Check list com 42 recomendações especificadas pelas normas brasileiras vigentes sobre rotulagem de alimentos, incluindo as normas referentes a produtos de origem animal, devido ao tipo de amostra analisada. Foram avaliados os rótulos de 12 amostras de leite UHT Zero Lactose, sendo eles 4 integrais, 7 semi-desnatados e 1 desnatado. Nenhum rótulo apresentou a rotulagem totalmente em conformidade com as normas brasileiras, no entanto, as amostras C, D, G e M foram as que apresentaram o maior número de não conformidades, com um percentual de 33,0% para as amostras C e D, 41,7% para a amostra G e 50,0% para a amostra M dos itens avaliados, revelando que apesar dos órgãos reguladores estabelecerem normas legais sobre a rotulagem de alimentos, ainda são identificados o não cumprimento às exigências estabelecidas pelas legislações vigentes.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7672
Other Identifiers: 20150131669
Appears in Collections:Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Avaliação da rotulagem de leite UHT_Lima_2018.pdf
???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.accessRestricted???
Texto Completo834.12 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons