Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/767
Título: Estudo de viabilidade de expansão de uma micro-empresa de polpa de frutas: caso da Indústria Serrana de Alimentos LTDA ME
Autor(es): BERNARDO, Francisco Wanderson Castro
Palavras-chave: Empreendedorismo;Plano de negócio;Viabilidade de expansão
Data do documento: 2013
Editor: Administração
Referência: BERNARDO, Francisco Wanderson Castro. Estudo de viabilidade de expansão de uma micro-empresa de polpa de frutas: caso da Indústria Serrana de Alimentos LTDA ME. 71f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócios, tendo como o foco a inovação e criação de valor e o empreendedor é aquele que inicia e/ou opera um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidades e inovando continuamente. Quando se fala em empreendedorismo remete se naturalmente ao termo plano de negócios. O Plano de Negócio é um documento usado para descrever um empreendimento e o modelo de negócio que sustenta a empresa. O objetivo deste trabalho foi elaborar o plano de expansão de uma micro-empresa de polpa de frutas no interior do estado, utilizando como ferramenta o plano de negócios. A Indústria Serrana de Alimentos é um novo empreendimento na microrregião da Serra de Santana, onde está gerando expectativas dos agricultores que visam uma saída no escoamento de suas produções, já que, os pequenos agricultores/fruticultores sofrem com a falta de comércio para sua produção. A empresa pretende aumentar sua carteira de clientes e sua capacidade de produção no mercado. Para atingir estes objetivos, pretende firmar parcerias com novos clientes/fornecedores e investir na aquisição de novos equipamentos e assim aumentar o mix de produtos oferecidos. O estudo é do tipo descritivo, sendo um estudo de caso e tendo uma abordagem do estudo quantitativa, e caracterizado como estudo de caso. A amostra foi escolhida por acessibilidade, desenvolvido em uma pequena empresa no interior do estado do Rio Grande do Norte. A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevista, e utilizado um software disponibilizado pelo SEBRAE – MG (Software Plano de negócio 2.0), como ferramenta de apoio. Com a realização do plano de negócio, conclui-se que observou se é viável a expansão do negócios e ao colocar o plano em prática a empresa pretende, aumentar sua clientela, além de poder estocar os produtos fora da época e/ou escassos, fazendo com que aumente a lucratividade e a empresa não corra riscos de ausência de produto.
Descrição: Participaram da Banca Examinadora os Professores Marcelo Rique Caricio (UFRN) e Matilde Medeiros de Araújo (UFRN)
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/767
Aparece nas coleções:Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FranciscoWCB_Monografia.pdfTexto completo1,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.