Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/766
Título: A Gestão SUS: Uma abordagem normativa e administrativa dos Conselhos de Saúde
Autor(es): CÂMARA, Mariana Bezerra
Palavras-chave: Conselhos de saúde;Participação Social;Gestão da saúde
Data do documento: 2014
Editor: Ciências Econômicas
Referência: A gestão SUS: uma abordagem normativa e administrativa dos conselhos de saúde. 2014. 48f. Monografia (Bacharelado)--Curso de Graduação em Ciências Econômicas, departamento de Economia, UFRN,Natal, 2014.
Abstract: Este trabalho tem por objetivo demonstrar e analisar os instrumentos operacionais: normativos e administrativos dos Conselhos de Saúde, à luz do planejamento e orçamento do governo, com ênfase no Plano de Saúde Municipal. Baseado na tese de Mendes (2005) foi elaborado três mapas conceituais (operacionais, normativo e administrativo) que mostra a importância dos Conselhos de Saúde na gestão, no planejamento e no processo orçamentário de saúde. Em termos gerais, evidenciou-se o papel dos Conselhos de Saúde, em função dos instrumentos normativos e administrativos, no planejamento em saúde, como fator gerador da gestão, cuja efetivação se fundamenta nos instrumentos operacionais desses Conselhos e na elaboração das políticas públicas de saúde.
Descrição: Participaram da banca examinadora os professores Maria da Luz Góis campos (UFRN) e Zivanilson Teixeira e Silva (UFRN).
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/766
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MarianaBC_Monografia.pdfTexto completo849,54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.