Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/764
Title: Internacionalização da produção: a tragetória do comércio exterior do RN,CE,PB, e PE nos anos recentes (2008-2012)
Authors: PERILÔNIA, Oliveira Campos de Souza
Keywords: Inserção comercial;exportações;Região Nordeste;Rio Grande do Norte;Ceará
Issue Date: 2013
Publisher: Ciências Econômicas
Citation: SOUZA, Perilônia Oliveira Campos de. Internacionalização da produção: a trajetória do comércio exterior do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco nos anos recentes (2008-2012). 2013. 89 f. Monografia (Bacharelado) – Curso de Graduação em Ciências Econômicas, departamento de Econômica, UFRN, Natal, 2013.
Abstract: O estudo trata da internacionalização da produção dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco no período de 2008 a 2012 e visa identificar possíveis mudanças na inserção comercial a partir da análise da pauta destes estados. Especificamente busca-se identificar os principais produtos exportados, segundo o fator agregado; assim como os principais destinos desses produtos. Os procedimentos metodológicos perpassaram pelas seguintes etapas: (i) revisão bibliográfica, visando construir um panorama que permita compreender como vem ocorrendo o processo de internacionalização da produção e o tipo de inserção que vem sendo construída ao longo dos anos; (ii) levantamento dos dados referentes a economia dos estados selecionados, a partir das informações disponibilizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, cujo intuito é caracterizar a estrutura socioeconômica dos mesmos; (iii) levantamento dos dados referentes ao comércio exterior do Brasil, Região Nordeste e dos estados do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba e Pernambuco, a partir das informações disponibilizadas pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, por meio da Secretaria de Comércio Exterior – MDIC/SECEX, com o intuito de analisar a estrutura de comércio internacional destes estados; iv) sistematização dos dados e análise dos resultados. Avalia-se que as características de cada estado selecionado geram uma heterogeneidade na região, com especializações produtivas e inserções comerciais diferenciadas, uma vez que cada estado apresenta especificidades distintas em relação aos bens produzidos, aos meios de produção empregados ou a infraestrutura para escoamento da produção dos mesmos. Neste sentido, observa-se que os quatro estados selecionados apresentam uma composição da pauta de exportação bastante diferenciada, a despeito de serem constituídas, em sua maioria, por produtos de baixo valor agregado, a exemplo das commodities agrícolas e industriais. Ademais, os principais destinos dos produtos são os países desenvolvidos. Em suma, a compreensão da internacionalização comercial da produção destes estados é fundamental para a orientação para o desenho de instrumentos e/ou políticas que visem o desenvolvimento da região.
Description: Participaram da banca examinadora os professores Maria Lussieu da Silva (UFRN) e Denilson da Silva Araújo (UFRN)
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/764
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PerilôniaOCS_Monografia.pdfTexto Completo1.12 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.