Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7637
Title: A educação física escolar, o hospital e suas possibilidades: proposta de intervenção pedagógica na classe hospitalar
Authors: Souza, Vanessa Cristina Arruda Melo de
Keywords: Educação Física;Criança;Classe Hospitalar
Issue Date: Dec-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUZA, Vanessa Cristina Arruda Melo de. A Educação Física Escolar, o hospital e suas possibilidades: proposta de intervenção pedagógica na classe hospitalar. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Departamento de Educação Física, Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor de Educação Física no projeto denominado Classe Hospitalar, que visa dar continuidade educacional a crianças e adolescentes em processo de internação hospitalar ou tratamento de saúde residencial prolongado. O estudo fornece uma proposta de intervenção para a atuação do professor de educação física compatível com a realidade atual dos hospitais públicos da cidade de Natal, considerando as necessidades educacionais das crianças e a limitação do tratamento. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. O estudo envolve crianças em idade escolar (6 a 12 anos de idade - educação básica precoce, do 1º ao 5º ano), hospitalizadas, e se limita às condições de saúde da criança e de seu tratamento. Como procedimento de coleta de dados, houve uma visita a um dos hospitais públicos da cidade de Natal / RN, contemplado pelo projeto Classe Hospitalar. Por meio de nossos achados, foi possível construir uma proposta voltada para a aplicação dos conteúdos da Educação Física em forma de oficinas. Além disso, foi possível observar a falta de inserção do professor de educação física no contexto hospitalar diretamente relacionado à classe hospitalar. Observou-se a necessidade de um trabalho voltado para a cultura do movimento inserido nas ações educativas propostas pelo projeto Classe Hospitalar. Tais ações devem ir além da educação continuada, promover a expressão das emoções, a consciência corporal e a ressignificação de seu processo de adoecimento através da cultura do movimento.
Abstract: Este estudo apresenta uma reflexão sobre a atuação do professor de Educação Física no projeto denominado Classe Hospitalar, que visa dar continuidade educacional a crianças e adolescentes em processo de internação hospitalar ou tratamento de saúde residencial prolongado. O estudo fornece uma proposta de intervenção para a atuação do professor de educação física compatível com a realidade atual dos hospitais públicos da cidade de Natal, considerando as necessidades educacionais das crianças e a limitação do tratamento. A proposta metodológica é qualitativa descritiva. O estudo envolve crianças em idade escolar (6 a 12 anos de idade - educação básica precoce, do 1º ao 5º ano), hospitalizadas, e se limita às condições de saúde da criança e de seu tratamento. Como procedimento de coleta de dados, houve uma visita a um dos hospitais públicos da cidade de Natal / RN, contemplado pelo projeto Classe Hospitalar. Por meio de nossos achados, foi possível construir uma proposta voltada para a aplicação dos conteúdos da Educação Física em forma de oficinas. Além disso, foi possível observar a falta de inserção do professor de educação física no contexto hospitalar diretamente relacionado à classe hospitalar. Observou-se a necessidade de um trabalho voltado para a cultura do movimento inserido nas ações educativas propostas pelo projeto Classe Hospitalar. Tais ações devem ir além da educação continuada, promover a expressão das emoções, a consciência corporal e a ressignificação de seu processo de adoecimento através da cultura do movimento.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7637
Other Identifiers: 2015076920
Appears in Collections:Educação Física (licenciatura)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Aeducaçãofísicaescolar_Souza_2018Texto Completo324.45 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons