Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/762
Title: Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para criação de uma banca de revista no município de Parnamirim
Authors: SANTANA, Felipe Henrique da Silva
Keywords: Estratégia de marketing;Analise financeira;Empreendedorismo
Issue Date: 12-Dec-2013
Publisher: Administração
Citation: SANTANA, Felipe Henrique da Silva. Estudo de viabilidade mercadológica e financeira para criação de uma banca de revista no município de Parnamirim. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: Este trabalho refere-se ao estudo de viabilidade mercadológica e financeira para abertura de uma banca de revista no município de Parnamirim. O estudo de viabilidade, por sua vez, ajuda o empreendedor a decidir, se é viável, abrir ou ampliar um negócio. Pois abrange etapas como análise de mercado e projeção de faturamento, informações que mostrarão onde, como, quando e para quem oferecer seus produtos e serviços, haja vista, apresenta dados sobre o público-alvo e suas necessidades. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a clientela, os concorrentes, além de analisar o macro e micro ambiente para verificar a possibilidade de abrir esta banca de revista no município de Parnamirim, o projeto também destacou a utilização de ferramentas financeira para embasar a pesquisa. A relevância do estudo está na importância de obter informações confiáveis para estruturar um pequeno negócio, haja vista, o índice de mortalidade dessas empresas nos primeiros cinco anos, no Brasil continua alto. Como instrumento de coleta de dados foram utilizados à aplicação de questionários junto à população parnamirimnese, entrevista com o fornecedor e uma analise como cliente oculto aos concorrentes, além das consultas bibliográficas. No final do estudo foi descoberto que o negocio é viável, porém há uma lucratividade de 5,34%, não muito alta se considerarmos o volume de capital, e seu retorno financeiro é de longo prazo, aproximadamente oito anos. Além disso, o mercado demonstrou que há um crescimento do nível educacional da população, entretanto as mídias digitais crescem de maneira relevante. Logo sua implantação depende do custo de oportunidade do empreendedor, pois para obter melhores resultados terá que agregar uma maior variedade de produtos oferecidos aos potenciais clientes.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Vicente Moro (UFRN) e Joacy Pedro de Macedo Medeiros (UFRN)
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/762
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FelipeHSS_Monografia.pdfTexto completo1.31 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.