Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7608
Title: Análise de uma operação de distribuição de bebidas do Estado do Rio Grande do Norte sob a ótica da segurança
Authors: Moura Filho, Dimas Iraê de
Keywords: Logística;Segurança;Distribuição;Bebidas
Issue Date: 20-Sep-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: MOURA FILHO, Dimas Iraê de. Análise de uma operação de distribuição de bebidas do Estado do Rio Grande do Norte sob a ótica da segurança. 2018. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: A rodovia é o modal de transporte mais utilizado no Brasil, não só para transporte de passageiros, mas também de cargas. É por meio da rodovia que grande parte da produção industrial e agrícola brasileira é escoada. Devido à essa importância é necessário compreender as condições de trabalho e segurança dos colaboradores envolvidos no manuseio e transporte de produtos. Esse trabalho apresenta uma avaliação de risco de uma operação de distribuição urbana de bebidas. Foi realizada uma avaliação junto à um técnico de segurança do trabalho de todos os riscos inerentes à operação. Com isso, foram levantados os mais frequentes incidentes e acidentes, as respectivas causas e procedimentos para evitá-los. O estudo revelou que o comportamento do condutor é determinante na prevenção de acidentes, principalmente na avaliação de risco na tomada de decisão. Para isso, é necessário que o motorista seja treinado na compreensão dos riscos de cada etapa do seu trabalho bem como na prevenção de risco relacionado ao meio ambiente ao seu entorno.
Abstract: The road is the method of transport more common in Brazil, not only for passenger transportation but also goods and commodities. Through Brazilian roads large amount of industrial and agricultural components is delivered. Due to this importance, it is necessary to comprehend working and safety conditions of employees evolved on manipulation and transportation of products. This research presents a risk evaluation of an urban distribution of a beverage company. A global risk evaluation was made with a work safety technician. Then, it was presented incidents and accidents that occur more often as well as their causes and procedures that could avoid those accidents. The research revealed that the driver behavior is determinant on accident prevention, mainly on risk evaluation on decision making. For this, it is necessary that drivers be well trained on risk comprehension for each step of their routine as well as risk prevention related of the environment the driver is insert.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7608
Other Identifiers: 2010046919
Appears in Collections:Engenharia Civil

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
análise-operação-distribuição-Filho-Monografia.docxanálise-operação-distribuição-Filho-Monografia6.26 MBMicrosoft Word XMLView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons