Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7601
Title: Ensino superior e educação à distância: um estudo de caso no curso de Administração Pública da UFRN / CCSA - Polo Currais Novos - RN
Authors: Chagas, Fernando de Oliveira
Keywords: Educação à Distância;Egressos;Administração Pública
Issue Date: 2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: CHAGAS, Fernando de Oliveira. Ensino Superior e Educação à Distância: um estudo de caso no curso de Administração Pública da UFRN / CCSA - Pólo Currais Novos / RN. 2018. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública - EaD) - Pólo Currais Novos, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Currais Novos, 2018.
Portuguese Abstract: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso está pautado na verificação dos impactos na vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus egressos, potencializando ou não as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, também foi realizada uma avaliação do Curso de Graduação em Administração Pública, ofertado através da modalidade EAD no âmbito da UFRN tomando por lócus o Polo de Currais Novos/RN. Foi efetivado sob o formato de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e quanto aos objetivos se colocou como uma pesquisa exploratória descritiva. Os procedimentos utilizados para a sua construção foram pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de construir o aporte teórico e legal e de informações institucionais que permeiam o objeto de estudo. Também no que se refere à obtenção de dados primários, foram levantados dados em campo, com o intuito de mensurar a percepção dos discentes em relação ao Curso em pauta, em decorrência, foram aplicados questionários constituídos tanto por perguntas fechadas quanto por questões formatadas em escala de Likert de cinco pontos. Os resultados permitiram inferir que estes egressos se sentem aptos e adequadamente formados para enfrentar o mercado de trabalho. Os aspectos mais relevantes que podem ser citados se referem a fato que os egressos não se sentem estigmatizados pelo fato de terem feito um curso de graduação pela modalidade EAD, que a experiência implicou na melhoria não somente de sua inserção no mercado de trabalho, mas também trouxe impactos positivos em sua cidadania e na cultura geral. Entretanto, não foram levantados somente resultados positivos, também foi demonstrado que na UFRN, o quantitativo de discentes com vínculo cancelado nos diversos cursos da EAD é expressivo e esta realidade também está presente no Curso que foi objeto de estudo deste trabalho, fato este que merece uma maior atenção desta instituição por ocasião da implementação desta política educacional.
Abstract: O objetivo deste Trabalho de Conclusão de Curso está pautado na verificação dos impactos na vida e no desenvolvimento pessoal e profissional de seus egressos, potencializando ou não as suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho, também foi realizada uma avaliação do Curso de Graduação em Administração Pública, ofertado através da modalidade EAD no âmbito da UFRN tomando por lócus o Polo de Currais Novos/RN. Foi efetivado sob o formato de uma pesquisa aplicada, com abordagem quantitativa e quanto aos objetivos se colocou como uma pesquisa exploratória descritiva. Os procedimentos utilizados para a sua construção foram pesquisas bibliográfica e documental com o intuito de construir o aporte teórico e legal e de informações institucionais que permeiam o objeto de estudo. Também no que se refere à obtenção de dados primários, foram levantados dados em campo, com o intuito de mensurar a percepção dos discentes em relação ao Curso em pauta, em decorrência, foram aplicados questionários constituídos tanto por perguntas fechadas quanto por questões formatadas em escala de Likert de cinco pontos. Os resultados permitiram inferir que estes egressos se sentem aptos e adequadamente formados para enfrentar o mercado de trabalho. Os aspectos mais relevantes que podem ser citados se referem a fato que os egressos não se sentem estigmatizados pelo fato de terem feito um curso de graduação pela modalidade EAD, que a experiência implicou na melhoria não somente de sua inserção no mercado de trabalho, mas também trouxe impactos positivos em sua cidadania e na cultura geral. Entretanto, não foram levantados somente resultados positivos, também foi demonstrado que na UFRN, o quantitativo de discentes com vínculo cancelado nos diversos cursos da EAD é expressivo e esta realidade também está presente no Curso que foi objeto de estudo deste trabalho, fato este que merece uma maior atenção desta instituição por ocasião da implementação desta política educacional.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7601
Other Identifiers: 2014004471
Appears in Collections:Administração pública à distância

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Graduação.pdfMonografia Graduação680.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.