Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/758
Title: Análise de um sistema produtivo em uma indústria química: uma proposta baseada em um modelo de simulação
Authors: CUNHA, Eloísa Silva
Keywords: Simulação;Sistema produtivo;Tintas Luxor
Issue Date: 28-Jun-2013
Publisher: Administração
Citation: CUNHA, Eloísa Silva. Análise de um sistema produtivo em uma indústria química: uma proposta baseada em um modelo de simulação. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo analisar o comportamento do sistema produtivo de uma indústria química no ramo de tintas, a Tintas Luxor. Para isso, foi utilizada a ferramenta de simulação. A pesquisa se caracterizou como quantitativa e descritiva, no que tange seus objetivos, e por estudar uma única realidade foi utilizada a estratégia de estudo de caso. A coleta de dados foi feita através de entrevista e análise de documentos cedidos pela empresa. Os dados foram selecionados e, em seguida, inseridos em um software de simulação, o Arena, que gerou relatórios para três diferentes cenários, um que representava o cenário atual da empresa, onde há um pedido a cada quatro horas, e outros dois criados para situações hipotéticas, onde temos um pedido a cada duas horas, e um pedido a cada hora, respectivamente. Cada relatório apresentava dados referentes ao percentual de utilização de cada máquina, do faturamento e do laboratório, além do tempo de espera nas filas e da capacidade produtiva sem que fosse necessário recusar pedidos. Através da análise desses dados, constatou-se que para todos os cenários havia um baixo percentual de utilização para todos os pontos listados, onde apenas no terceiro cenário houve uma significativa melhora no que diz respeito a isso; a capacidade produtiva e o tempo de espera nas filas aumentaram conforme aumentou-se a frequência dos pedidos. Conclui-se que devido a um investimento em maquinário feito anteriormente, aumentou-se muito a capacidade produtiva da empresa, muito além do que o mercado demanda, o que fez com que houvesse capacidade produtiva subutilizada e, consequentemente, baixo aproveitamento do investimento feito.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Carlos David Cequeira Feitor (UFRN) e Daniel de Araújo Martins (UFRN)
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/758
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EloísaSC_Monografia.pdfTexto completo690.54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.