Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7574
Title: Eficácia da terapia fotodinâmica como terapia complementar à instrumentação mecânica nos parâmetros clínicos de bolsas periodontais residuais de pacientes em manutenção periodontal.
Authors: Silva, Natália Teixeira da
Keywords: Fotoquimioterapia;Laser;Periodontite crônica;Bolsa periodontal;Efetividade de tratamento
Issue Date: 19-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVA, Natália Teixeira da. Eficácia da terapia fotodinâmica como terapia complementar à instrumentação mecânica nos parâmetros clínicos de bolsas periodontais residuais de pacientes em manutenção periodontal. 2018. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: Objetivo: Avaliar longitudinalmente a eficácia da terapia fotodinâmica como terapia complementar à instrumentação mecânica em bolsas periodontais residuais. Materiais e métodos: O estudo caracterizou-se por um ensaio clínico longitudinal, prospectivo e controlado de boca-dividida. Cento e quatorze sítios periodontais residuais com profundidade de sondagem ≥ 4 mm com sangramento à sondagem foram distribuídos em dois grupos: 57 no grupo teste (RACR + TFDA) e 57 no grupo controle (RACR). A RACR foi realizada em sessão única de boca completa. A condição de higiene bucal, através do índice de placa visível (IPV) e índice de sangramento gengival (ISG), e os parâmetros clínicos periodontais de índice de sangramento à sondagem (ISS), profundidade de sondagem (PS) e nível de inserção clínica (NIC) foram avaliados na linha base e após 03 meses. Os dados coletados foram tabulados e submetidos à análise estatística com testes não-paramétricos de Wilcoxon, McNemar e Mann-Whitney, com nível de significância de 5%. Resultados: Para o IPV foi observada uma diminuição de 36, 78 para 19,04 após 03 meses de acompanhamento e o ISG foi reduzido de 32,95 para 13,04, resultando em reduções estatisticamente significativas para ambos os parâmetros (p<0,001). Observou-se redução do IPV por sítio, do ISS e da PS além de ganho do NIC entre T0 e T3 para ambos os grupos de tratamento (p<0,001), porém na comparação intergrupos não houve diferença estatisticamente significativa (p>0,05). Conclusão: A TFDA adjuvante à RACR não proporcionou benefícios adicionais para os parâmetros clínicos avaliados após três meses.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7574
Other Identifiers: 2014034720
Appears in Collections:Odontologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.