Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7573
Title: Nanopartículas de ouro no tratamento da mucosite oral: análise macroscópica e histopatológica.
Authors: Silveira, Matheus da Silva
Keywords: Mucosite oral;Nanopartículas de ouro;5-Fluorouracil
Issue Date: 19-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SILVEIRA, Matheus da Silva, Nanopartículas de ouro no tratamento da mucosite oral: análise macroscópica e histopatológica. 2018. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.
Portuguese Abstract: INTRODUÇÃO: A mucosite oral é um processo inflamatório exacerbado decorrente do tratamento radioterápico e quimioterápico principalmente acomete pacientes em terapia de câncer na região de cabeça e pescoço. Clinicamente, caracterizam-se por edema, eritema e ulcerações, que podem acometer toda a mucosa bucal, gerando dor e desconforto, prejudicando a fala, a deglutição e a alimentação. Além disso, as ulcerações podem interferir no tratamento antineoplásico, podendo levar à sua interrupção. OBJETIVO: o presente estudo teve o objetivo de avaliar a eficácia da nanopartícula de ouro no tratamento da mucosite oral em um modelo experimental utilizando hamsters Golden Sirian. METODOLOGIA: A indução da MO foi feita a partir da administração do quimioterápico 5-FU, utilizado para tratamento de pacientes com câncer de cabeça e pescoço, por via intraperitoneal. A síntese das nanopartículas consiste na mistura de uma solução de glicerol em NaOH, que atuam como o redutor com outra Au+3 e PVP, que são usados como reator. Foram utilizados 30 hamsters dividos nos grupos PVP, Trauma mecânico, 5-FU e NanoAu-5-FU (62,5μg/kg, 125μg/kg e 250μg/kg). Realizou-se análise macroscópica e histopatológica da mucosa oral. RESULTADOS: Observou-se diferença entre o grupo que recebeu apenas 5-FU e o grupo tratado com NanoAu, especialmente na dose NpAu 250μg/kg. Os grupos NpAu 62,5μg/kg e NpAu 125μg/kg ainda apresentaram áreas ulceradas e eritematosas e áreas de intenso infiltrado inflamatório, assemelhando-se mais com o grupo 5-FU, enquanto o grupo NpAu 250μg/kg apresentou melhora no aspecto macroscópico com o desaparecimento das áreas ulceradas e histopatologicamente, apresentou áreas de reepitelização e infiltrado inflamatório discreto. CONCLUSÃO: A nanopartícula de ouro na dose de 250μg/kg teve efeito protetor na mucosite oral induzida por 5-FU em hamsters Golden Sirian.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7573
Other Identifiers: 2014059362
Appears in Collections:Odontologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
[2018.1] Nanopartículas de ouro no tratamento da mucosite oral análise macroscópica e histopatológica.pdfTrabalho de conclusão de curso - odontologia 2018.11.46 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.