Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7563
Title: Relação entre os hábitos de higiene bucal e os aspectos clínicos periodontal e peri-implantar em pacientes reabilitados com próteses implantossuportadas
Authors: Dantas, Diego José Cavalcante
Keywords: Higiene bucal;Prótese Dentária;Implantação Dentária
Issue Date: 19-Jun-2018
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: DANTAS, Diego José Cavalcante. Relação entre os hábitos de higiene bucal e os aspectos clínicos periodontal e peri-implantar em pacientes reabilitados com próteses implantossuportadas. Monografia (Graduação) - Departamento de Odontologia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2017.
Portuguese Abstract: Os bons hábitos de higiene bucal estão diretamente relacionados com a saúde periodontal e peri-implantar, bem com a longevidade dos implantes dentários. O estudo buscou avaliar a relação entre os hábitos de higiene bucal informados e os aspectos clínicos periodontal e peri-implantar encontrados em pacientes reabilitados com próteses implantossuportadas. Trata-se de um estudo transversal, com uma amostra constituída por 30 prontuários clínicos de pacientes submetidos ao tratamento de reabilitação oral atendidos nas clínicas do Departamento de Odontologia do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Foram coletados desses prontuários os hábitos de higiene bucal do paciente (frequência de escovação dentária, uso do fio dental e utilização de enxaguatórios bucais) relatados durante a anamnese bem como os parâmetros clínicos periodontais e peri-implantares (Índice de placa do indivíduo, Indice de placa modificado, Índice de sangramento gengival Índice de sangramento modificado, PSR (Periodontal Screening and Recording) e Profundidade de sondagem peri-implantar registrados nos referidos prontuários. Foi observado que há uma correlação estatisticamente significativa entre o Grau de Higiene Oral e o Índice de placa do indivíduo (p<0,001), assim como existe entre o Grau de Higiene Oral do paciente e o tempo de instalação da carga do implante (p<0,002). Portanto, a manutenção periódica dos tecidos periodontal e peri-implantar é fundamental para a obtenção de resultado positivo no tratamento reabilitador.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7563
Other Identifiers: 2012956020
Appears in Collections:Odontologia



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.