Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/755
Title: A qualidade da prestação de serviços na supervisão de recursos humanos do IBGE em Natal-RN
Authors: SANTOS, Brisa Rodrigues dos
Keywords: Qualidade;Serviço;Satisfação;Administração;Serviço público;Dimensões da qualidade;SERVQUAL
Issue Date: 2013
Publisher: Administração
Citation: SANTOS, Brisa Rodrigues dos. A qualidade da prestação de serviços na supervisão de recursos humanos do IBGE em Natal-RN. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia) – Departamento de Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2013.
Abstract: A presente pesquisa buscou analisar o nível de satisfação dos usuários em relação serviço prestado pela Supervisão de Recursos Humanos Estadual do IBGE em Natal-RN. A partir do emprego da escala SERVQUAL desenvolvido por BERRY, L. L.; PARASURAMAN (1992), através do qual é possível avaliar a diferença entre expectativa e a percepção dos usuários, utilizando o modelo de gaps ou lacunas. Esta ferramenta é composta de itens que possibilitaram avaliar cinco dimensões da qualidade de serviços: confiabilidade, presteza, garantia, empatia e tangibilidade. O resultado destes gaps nos possibilita conhecer o quanto satisfeitos estão os usuários do serviço. A pesquisa tem caráter por utilizar-se do modelo SERVQUAL para medir a satisfação do usuário interno. Deste modo foram aplicados questionários, no período de 30/10/2013 a 18/11/2013, na Supervisão de Recursos Humanos. De um universo aproximado de 243 servidores, 30 responderam os questionários. O questionário foi composto de duas fases, a primeira fase avaliou a expectativa, enquanto a segunda fase avaliou a percepção dos usuários. Para fundamentar os resultados da pesquisa, utilizou-se de referencial bibliográfico de diferentes autores, onde foram apresentados conceitos sobre serviço, qualidade nos serviços, nova gestão pública, administração pública, dimensões da qualidade de serviço e escala SERVQUAL. Em seguida os dados coletados foram tratados com auxílio do software Microsoft EXCEL 2010. A análise e discussão dos dados, possibilitaram concluir que apesar dos usuários apresentarem uma boa percepção dos serviços oferecidos, esses serviços estão abaixo das expectativas dos usuários, o que sinaliza um ponto de partida para os ajustes devidos.
Description: Participaram da Banca Examinadora os Professores Marcelo Rique Caricio (UFRN) e Matilde Medeiros de Araújo (UFRN)
URI: http://monografias.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/755
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BrisaRS_Monografia.pdfTexto completo822.7 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.