Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7548
Title: O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres: um olhar para a implementação dos organismos de políticas para as mulheres no Rio Grande Do Norte
Authors: Santos, Lucélia Araujo dos
Keywords: Violência doméstica;Mulheres;Políticas públicas
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SANTOS, Lucélia Araujo dos. O enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres: um olhar para a implementação dos organismos de políticas para as mulheres no Rio Grande Do Norte. 2014. 102f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: O presente trabalho monográfico traz como tema políticas públicas para o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra as mulheres. A metodologia utilizada foi a elaboração de um questionário com perguntas abertas e fechadas enviadas via e-mail aos gestores dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM’s) para posteriormente fazer a análise dos dados. A violência contra as mulheres é praticada por homens com quem a mulher mantém ou manteve algum tipo de relacionamento afetivo. Os abusos de violência são fortalecidos pela cultura patriarcal tendo como base o binômio exploração/opressão das mulheres. A violência doméstica e familiar é bastante comum no cotidiano das famílias brasileiras, por isso constatamos que é uma problemática complexa e de difícil enfrentamento. A violência é cíclica, ocorre sobre forte coerção de seus autores e onde é empregada tanto a violência psicológica quanto a física. Muitas mulheres, por medo e pela cultura da culpa, acabam silenciadas. Assim, sob a barreira do medo e da culpa as “vítimas” se calam e são submetidas a reiterados abusos que podem durar dias, meses ou anos, suas consequências podem durar por períodos longos. A criação da questão da pesquisa consistiu na formulação da pergunta- chave: como está se materializando a implementação dos Organismos de Políticas para as Mulheres (OPM’s) nos municípios do RN e a sua articulação com as demais políticas públicas para as mulheres? Como objetivos: conhecer como está se materializando a implementação dos OPM’s nos municípios do RN e a sua articulação com as demais políticas públicas para as mulheres; conhecer quais serviços e programas trabalham com a questão da violência doméstica e familiar contra as mulheres no RN; compreender como está sendo materializada a criação desses organismos nos municípios do RN. Na análise dos dados percebemos que esses organismos estão em fase embrionária, apresentou uma pífia articulação dos OPM’s com as demais políticas públicas para as mulheres e as ações desenvolvidas por esses organismos ainda estão sendo pensadas pelos gestores.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7548
Other Identifiers: 2010033248
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Enfrentamentoaviolência_Santos_2014.pdf921.71 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.