Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7545
Title: “Eu quero é botar meu bloco na rua!” A organização do Movimento Nacional de População de Rua em Natal: Trajetória, lutas e desafios
Authors: Bezerra, Floriza Soares
Keywords: População em situação de rua;Movimentos sociais;Políticas públicas
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: BEZERRA, Floriza Soares. “Eu quero é botar meu bloco na rua!” A organização do Movimento Nacional de População de Rua em Natal: Trajetória, lutas e desafios. 2014. 118f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: Este estudo tem por desígnio uma análise acerca do processo de fortalecimento do Movimento Nacional de População de Rua em Natal/RN (MNPR/RN). Para tanto, o trabalho em tela fez uma abordagem histórico social acerca da consolidação da sociabilidade capitalista, seus permanentes estados de crises e seus rebatimentos na reprodução do fenômeno população em situação de rua. A partir disto, também foram analisadas as implicações nas configurações do cenário urbano, tendo em vista o espaço de disputa a qual está presente a maior circulação de capital e não coincidentemente, o maior número de pessoas em situação de rua. Nesse sentido, é realizada uma problematização acerca dos confrontos existentes nas cidades, situando o Estado e seus desdobramentos via políticas sociais, como instrumentos essenciais no atendimento as necessidades reais de segmentos da população em situação de extrema pobreza e miséria, bem como o papel dos movimentos sociais e especialmente, do Movimento Nacional de População de Rua na luta por direitos. Por fim, embasada pela teoria social crítica em conjunto a utilização de caderno de campo e análise documental, de mesmo modo, a participação nas atividades do MNPR/RN, foi realizada uma análise da trajetória, das lutas e dos desafios do MNPR/RN em Natal. Esta observação foi proporcionada pela experiência de estágio curricular obrigatório no Centro de Referência em Direitos Humanos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CRDH/UFRN), espaço sócio ocupacional, o qual permitiu vivenciar diversos desafios e possibilidades no tocante a realização de um exercício profissional abarcado pelo compromisso com a defesa intransigente dos direitos sociais e com a emancipação humana.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7545
Other Identifiers: 2010033051
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EuQueroBotar_Bezerra_2014.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.