Please use this identifier to cite or link to this item: http://monografias.ufrn.br/handle/123456789/7540
Title: O Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Natal/RN: uma análise da ideologia do terceiro setor na sociedade contemporânea
Authors: Souto, Berenice Eulália Cardoso de
Keywords: Neoliberalismo;Terceiro setor;ONG;Serviço social
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citation: SOUTO, Berenice Eulália Cardoso de. O Serviço Social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Natal/RN: uma análise da ideologia do terceiro setor na sociedade contemporânea. 2014. 120f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social), Departamento de Serviço Social, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
Portuguese Abstract: A presente monografia tem por objetivo analisar o trabalho do assistente social na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, em Natal, RN, na perspectiva de perceber a sua atuação num espaço institucional vinculado ao terceiro setor. Para tanto, contextualizaremos o papel do Estado neoliberal com o surgimento do terceiro setor e as refrações ocorridas nas políticas sociais e no Serviço Social. Discutiremos a influência política e social das Organizações Não-Governamentais (ONGs) na sociedade contemporânea e a inserção do assistente social neste espaço socio-ocupacional. E, ainda, analisaremos o trabalho das assistentes sociais na APAE, a partir de entrevistas realizadas com as mesmas. As transformações econômicas e políticas ocorridas na sociedade capitalista impulsionaram a criação de um terceiro setor com responsabilidade social, transferindo o trato das questões sociais para a sociedade civil. Consideramos que é importante compreender o trabalho do assistente social nesta conjuntura para acompanharmos o desenvolvimento da profissão na sociedade capitalista. Mediante esta compreensão, concluímos que o espaço socio-ocupacional do assistente social passou por transformações no advento da política neoliberal e do terceiro setor pelo Estado, constituindo a ONG como espaço do fazer profissional do assistente social.
URI: http://monografias.ufrn.br/jspui/handle/123456789/7540
Other Identifiers: 2009026721
Appears in Collections:Serviço Social

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Serviçosocial_Souto_2014.pdf1.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.